Prefeitura acompanha obras de expansão de redes de gás natural em Lages

Por Luiz Del Moura

Projeto está dividido em três etapas. Após implantação, rede total terá 30 quilômetros de extensão. Infraestrutura pretende atender estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais

A Secretaria de Obras e Infraestrutura está fiscalizando os projetos que visam ampliar a rede de gás natural já existente em Lages com novas ligações. O serviço iniciou há poucos dias e vem sendo executado pela Companhia de Gás de Santa Catarina, a SCGás.

Dividida em três etapas, a expansão prevê intervir inicialmente na rede existente da avenida Luiz de Camões, seguindo até a rua Coremax, na Área Industrial, próximo à empresa de artefatos de papel de mesmo nome. Logo após, será a vez da rede atual na avenida Santa Catarina chegar até à JBS Seara Alimentos, também no bairro Área Industrial. E por fim, a interligação entre os dois trechos, através da rodovia Régis Bittencourt, a BR-116.

Com os avanços, a concessionária pública estadual espera contribuir para que diversos empreendimentos industriais, comerciais e residenciais possam utilizar este tipo de energia e abastecimento. “A parceria entre o Município e a SCGás tem permitido unir esforços para o desenvolvimento por meio da expansão da rede de gás canalizado, que reforça nosso compromisso conjunto com o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida local”, diz o documento enviado à Prefeitura e assinado pelo gerente de Relações Institucionais da empresa, Juarez Soares.

A SCGás também recorreu à Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), para obter as licenças e autorizações necessárias (exceto o trecho relativo à BR-116, de competência federal) e assim, encaminhar as atividades no Município. “Estamos cientes que transtornos em vias públicas em horários de pico podem ocorrer, de modo que a Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran), também estará acompanhando e, em caso de necessidade, orientando motoristas que precisem passar pelos locais onde acontecerão as obras. Esta é apenas uma das atribuições do planejamento urbano que levamos em consideração ao dar andamento em projetos deste porte”, explica o secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous.

Já o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, reforça que diversas reuniões envolvendo também a Seplam, já ocorreram para tratar de assuntos semelhantes e salienta porque a atuação conjunta é fundamental. “São obras que irão contribuir para o desenvolvimento de Lages. É importante que haja colaboração de todos. Evidente que tudo precisará transcorrer dentro dos padrões, sem prejuízos à infraestrutura da cidade. Como se trata de perfurações, estamos atentos para que as redes de drenagem, por exemplo, não sejam afetadas. Além de indicar nossas estruturas mapeadas na cidade, também fiscalizaremos todas as normativas vigentes para a segurança dos envolvidos”, resume.

Texto: Priscila Dalagnol

Fotos ilustrativas: Comunicação SCGÁS / Cassiano Ferraz

Leia também

Deixe um comentário