Região do bairro Gethal receberá a 5ª edição do programa Desenvolve Mais Bairro nesta sexta-feira (11)

Por Luiz Del Moura

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizará nesta sexta-feira (11 de novembro), das 9h às 12h, a 5ª edição do programa “Desenvolve Mais Bairro”. A ação ocorrerá na Associação de Moradores do bairro Gethal, rua Pedro Gaspar Fernandes, nº 139, ao lado do CEIM Emília Furtado Ramos.

A iniciativa conta com a parceria das seguintes secretarias municipais: Agricultura e Pesca; Assistência Social; Comunicação Social; Educação; Proteção e Defesa Civil; Saúde; e Serviços Públicos e Meio Ambiente. A Rádio Clube fará transmissão ao vivo no local. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) promoverá atendimentos para jovem aprendiz e estágios.

A comunidade terá acesso ao cadastramento de currículos e encaminhamentos para vagas de trabalho, através do Banco do Emprego. Serão 91 vagas de diferentes segmentos disponíveis no local.

O Balcão Cidadão ofertará serviços como emissão de CPF, carteira de trabalho, Cartão SUS e solicitação de seguro-desemprego. Já a Sala do Empreendedor promoverá orientações sobre a abertura e formalização como Microempreendedor Individual (MEI). O Banco da Família disponibilizará consultoria financeira para empresas, além de opções de empréstimos com o programa Juro Zero.

O setor Qualifica Melhor fará inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional. São diversas oportunidades como o curso de DJ programado para os dias 15, 16 e 17 deste mês; Cuidador de Idosos; Mentoria em Vendas; entre outros.

A Secretaria de Agricultura e Pesca promoverá a distribuição de mudas de hortaliças. O setor do Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação promoverá passeios de ônibus com guia por alguns dos principais pontos históricos de Lages aos alunos da EMEB Juscelino Kubitschek de Oliveira. A ação faz parte do projeto Turismo nas Escolas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos fará a distribuição de mudas de árvores frutíferas, ações de melhoria da infraestrutura no bairro e adjacências e promoverá a ação Lages em Busca do Lixo Zero, que prevê o recolhimento de entulhos, eletrônicos, vidros e materiais não aproveitáveis.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil participará da ação com distribuição de material didático, atendimentos para avaliação de árvores e muros em situação de risco, avaliação de córregos para limpeza e distribuição de mudas de árvores. A Secretaria da Saúde, por sua vez, disponibilizará aferição de pressão arterial, testes de glicose, ponto de coleta de medicamentos para a Farmácia Solidária e orientações sobre o programa Saúde na Mão.

“A cada edição o programa Desenvolve Mais Bairro apresenta excelentes resultados. Nas quatro edições realizadas, mais de duas mil pessoas já foram beneficiadas. O intuito é aproximar os serviços da administração municipal da comunidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha Mondadori.

Texto: Flávio Fernandes

Arte: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

sete − cinco =