UFSC de Joinville é a grande vencedora do REUNI Challenge 2024

Por Luiz Del Moura

Com uma solução voltada  para o desenvolvimento de um sistema para que os agricultores não percam áreas vazias durante o seu plantio, a UFSC Joinville conquistou o primeiro lugar na Maior Competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil, o REUNI Challenge edição 2024, com a equipe Plant-x. A equipe leva para casa 10 mil reais e o troféu de Universidade Mais Empreendedora do Brasil.

Para a universitária Amanda Machado, os três dias de imersão empreendedora junto do REUNI foi uma experiência onde a equipe passou por um turbilhão de emoções “estamos muito felizes de poder representar cada acadêmico, professor e docente da UFSC Joinville. Nós nos desafiamos de todas as maneiras possíveis, até mesmo por que escolhemos um desafio que não é da nossa área de atuação!”

O dia iniciou com a avaliação dos pitches de todas as equipes, que aconteceram simultaneamente, no espaço do Centro de Inovação, sob avaliação dos mentores que contribuíram durante a caminhada das equipes nos quatro dias de trabalho. Ao final deste período, foram classificadas as 11 equipes que foram para a grande final, onde terão de apresentar seu pitch para a banca final.

A banca avaliadora que teve a missão de avaliar os pitches da grande final e definir qual universidade é a mais empreendedora do Brasil, tem a composição de Fernando Seabra, embaixador do REUNI Challenge, Yasmin Trejos, palestrante internacional, Alexandre Souza, Gerente de Inovação do Sebrae Santa Catarina e Luiza Pedroso, gerente de projetos e inovação do Sebrae.

O terceiro lugar foi conquistado pela equipe representante da Uniarp de Caçador, com o negócio chamado Pic, já o segundo lugar foi conquistado pela equipe representante da Faculdade Senac, de Joinville, com a empresa chamada Fixa Head. O primeiro lugar, que leva para casa 10 mil reais e o troféu de Universidade Mais Empreendedora do Brasil, é representante da Universidade Federal de Santa Catarina, polo de Joinville.

O professor que acompanhou toda a trajetória da equipe, Modesto Ferrer, conta que é muito emocionante conquistar o primeiro lugar na Maior Competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil “a gente veio com o sentimento de participar, de se integrar, de engajar os alunos e é um desafio, né? Ele toma conta de você, você perde a noção de tudo. A gente trabalhou até duas horas da manhã e acordamos pouco tempo depois”

“O desafio é genuíno, ele é singular, não dá pra te fazer entender como é intenso se vocês não experimentarem. Aqui a minha mensagem vai no sentido de vocês se permitirem experimentar um desafio tão gigantesco, tão bonito e intenso que é o REUNI Challenge. Essa é a minha mensagem de todo o coração e eu não tenho como expressar o quanto eu estou emocionado  e também não tenho como agradecer toda a organização do evento” complementa o professor Modesto Ferrer.

Texto e fotos: Assessoria Orion Parque

Leia também

Deixe um comentário

14 − 7 =