Semana com temas e debates sobre inclusão, democracia e povos originários
Em Lages, o Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC), Memorial Nereu Ramos, Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo e Casarão Juca Antunes já estão com as agendas de visitações programadas para a semana de 19 a 24 de setembro com grupos de escolares.
Segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, os agendamentos e visitações de grandes grupos podem ser formalizados mesmo depois das datas oficiais da Primavera de Museus. “2023 tem sido um ano para os nossos locais de memória bem atípico, estamos celebrando recordes de públicos nos museus e exposições. Esses números acabaram contribuindo para a ocupação das agendas durante a maior parte do ano. Para a Primavera de Museus não foi diferente, por esse motivo, daremos continuidade ao tema até que possamos atender o maior número de pessoas possível e convidando os coletivos de inclusão social de Lages. Com relação a Biblioteca Pública, a equipe preparou algum material específico relacionado ao tema da Primavera de Museus para leitores e pesquisadores”, comenta.
A equipe do MHTC apresentará conteúdo específico nas visitas guiadas sobre os povos originários da região serrana, tema também apresentado na exposição de longa duração do Casarão Juca Antunes, “Lages, 250 Anos – De Vila Tropeira a Cidade-Polo da Serra Catarinense”. Já no Memorial Nereu Ramos, os visitantes podem acompanhar toda a vida histórica do ex-presidente da República e fatos das funções políticas do lageano como a participação da Constituição de 1934, por exemplo.
Para mais informações sobre a 17ª Primavera de Museus, agendamentos para grandes grupos e informações sobre acervo relacionado da biblioteca, os contatos são:
- Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo – (49) 3019-7474
- Memorial Nereu Ramos – (49) 3019 7498
- Casarão Juca Antunes – (49) 3019-7442
- Museu Histórico Thiago de Castro – (49) 3019 74 81
Texto: Fabrício Furtado
Imagens: Instituto Brasileiro de Museus