Após participar da quinta jornada de educação alimentar e nutricional, programa do Governo Federal, a EEB Belisário Ramos, de Lages, criou um projeto próprio para incentivar a alimentação saudável envolvendo toda a comunidade escolar. Com o tema “aprendendo sobre alimentação saudável na prática”, os estudantes puderam ter contato e aprender mais sobre os alimentos.
“Focamos em assuntos como desnutrição e obesidade infantil, o que a gente poderia trabalhar em cima disso. A gente percebeu, também, por meio de um questionário, que eles não tinham uma alimentação saudável, consumindo muito doce e comidas processadas, por isso, o projeto veio ajudar nesse sentido também”, destaca Rosmeri Folchini, professora idealizadora do projeto.
“Minha alimentação está sendo mais saudável pois estou comendo de forma moderada e não excessiva, também estou comendo fruta todos os dias”, comemora a aluna Laura Vieira, de 12 anos.
A escola percebeu a necessidade de fomentar a alimentação saudável dos jovens após a pandemia da Covid-19. O projeto foi dividido em quatro etapas, envolvendo o sexto, segundo e quinto ano e vai até outubro. A expectativa é que a escola receba um selo de alimentação saudável ao final do projeto. As ações tiveram o apoio das nutricionistas da coordenadoria regional de educação de Lages. A unidade escolar também possui uma horta há mais de 10 anos, adubada a partir das sobras da merenda escolar.
Entre as atividades propostas, está o desenvolvimento de apostilas, cartazes e questionários para avaliar a alimentação em casa e diversos jogos abordando a temática. Viviane Oliveira dos Reis, mãe de uma das alunas participantes do projeto, enfatiza a importância das ações no dia a dia da família. “Na nossa rotina corrida é difícil manter a alimentação saudável, então trazer esses hábitos para casa foi muito importante. Acabou nos influenciando e influenciando os irmãos mais novos também”, destaca.
“Quando eu estudava nós não tínhamos essas ações e para eles é muito importante, eles vão aprendendo desde pequenos com a escola e com os amigos a alimentação saudável”, destaca Marcos Valério de Oliveira, pai de um dos estudantes.