Engajada em contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde está presente, a Klabin celebra os bons resultados alcançados ao longo da primeira metade do ano, em Santa Catarina, pelo Klabin Semeando Educação, iniciativa que contribui para a melhoria da gestão escolar e da formação continuada de professores da rede pública. O programa, que atuava em Otacílio Costa, Lages e Correia Pinto, e foi expandido para os municípios de Palmeira e Ponte Alta no início de 2022, trabalha em conjunto com as prefeituras e secretarias de ensino locais.
Entre as ações de destaque realizadas no período, está a segunda edição do Concurso de Boas Práticas Pedagógicas, premiação que integra o cronograma do Klabin Semeando Educação e que tem como objetivo reconhecer e valorizar os profissionais na construção de práticas pedagógicas exitosas no processo ensino-aprendizagem, assim como os gestores de escolas que se dedicam a oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento de projetos voltados aos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos Iniciais.
Ao todo, 44 iniciativas foram inscritas, em 2021, para concorrem ao prêmio que avalia projetos relacionados com os temas de reciclagem, felicidade, gentileza, brincadeiras, experiências sensoriais, leitura, combate ao racismo e família. O concurso reconheceu um professor e um docente em cada cidade onde está presente, e as ações vencedoras podem ser conferidas no site do Klabin Semeando Educação.
Com sólido histórico de atuação nas comunidades onde a Companhia está presente, o Klabin Semeando Educação reformulou sua proposta inicial e, em 2019, retomou sua abordagem com a missão de oferecer suporte às Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes na melhoria do desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Atualmente, o projeto abrange 188 escolas públicas municipais, em 20 cidades nos estados de Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco, beneficiando aproximadamente 24 mil alunos e cerca de 1345 profissionais de educação.
“Estamos muito satisfeitos em encerrar o primeiro semestre do ano com a expansão do Klabin Semeando Educação em Santa Catarina. O crescimento da iniciativa reforça que estamos no caminho certo, contribuindo de maneira positiva e significativa para a evolução do IDEB dos municípios”, explica Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
O Klabin Semeando Educação endereça o ODS 4 – Educação com qualidade ao longo da vida de todos e todas, fazendo parte da Agenda 2030 da Companhia, que define os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), um conjunto de compromissos de curto, médio e longo prazos que organizam e orientam os marcos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) prioritários para a empresa, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais, sendo 22 no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).
A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para o “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Assessoria de Imprensa – Klabin / In Press Porter Novelli