Durante o evento houve a assinatura do ato de instituição do Grupo de Trabalho Intersetorial da Primeira Infância de Lages, que tem por objetivo estabelecer ações conjuntas entre as pastas da Educação, Saúde e Assistência Social, para a construção uma política municipal das crianças nos primeiros anos de vida
A Secretaria Municipal da Educação realizou, nesta quarta-feira (19 de novembro), o 8º Encontro de Estudos de Educação Continuada e Permanente da Educação Infantil: Seminário da Primeira Infância. Realizado no Teatro do Centro Universitário Facvest (Unifacvest), o evento teve como tema “Primeira Infância como prioridade: por uma Educação Infantil intencional, equitativa e de qualidade”. A formação teve como foco o diálogo e as reflexões sobre o currículo da Educação Infantil.
A programação contou com apresentações culturais e uma mesa de diálogos com a participação das professoras mestras Ana Paula Padilha e Janilde Crestani, ambas do Sistema Municipal de Educação de Lages, e do professor Dr. Vinicius Bertoncini Vicenzi, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/Uniplac). A professora Dra. Naiara Gracia Tibola mediou o debate.
No período matutino houve a assinatura do ato de instituição do Grupo de Trabalho Intersetorial da Primeira Infância. O Grupo tem por objetivo promover ações conjuntas entre as pastas da Educação, Saúde e Assistência Social, para a construção de uma política municipal das crianças em seus primeiros anos de vida.
A prefeita Carmen Zanotto reafirmou sua preocupação com o desenvolvimento pleno das crianças no começo da infância. “Não podemos pensar na educação infantil como futuro. Temos que pensá-la como presente. As competências de nossas crianças são desenvolvidas na faixa etária dos zero aos seis anos, com a chave de ouro de zero a três. Para que o futuro delas não seja comprometido devemos compreender que este é um trabalho coletivo, não apenas da Educação. A Saúde deve demonstrar para as gestantes a importância de se conversar com o bebê e a Assistência Social deve libertar nossas crianças de ambientes tóxicos”, acentua a prefeita Carmen.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, ressaltou a importância da instituição do Grupo de Trabalho Intersetorial. “O objetivo da construção desse grupo é atualizar informações e debater a Primeira Infância de maneira coletiva. Esta etapa da formação de nossas crianças tem sido nossa prioridade desde o primeiro dia de governo. Nossa preocupação é oferecer as melhores condições de trabalho e aprendizagem em todas as nossas unidades de ensino. Vamos construir juntos uma educação municipal que seja referência no estado de Santa Catarina”, salienta o secretário Cristian.
A partir de 2026, as turmas de pré-escola integral terão dois novos componentes curriculares: Musicalização e Contação de Histórias: Recreação.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Nilton Wolff
Galeria