Nesta terça feira, 30, representantes de diversas entidades se reuniram no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, durante o workshop “Planejamento do Ecossistema de Inovação em Lages” para a criação de ambientes favoráveis ao crescimento da inovação e de startups, por meio do mapeamento de ideias e inovações para as empresas do município.
O projeto é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem o propósito de gerar emprego e renda, através do acesso dos empreendedores a investimentos e ambientes favoráveis para o desenvolvimento das empresas locais.
Os participantes debateram possibilidades em torno de três áreas: Bioagrotech, Setor Metalmecânico e Tecnologia de Informação e Comunicação. A intenção é mapear o ecossistema e verificar a maturidade dos vários ambientes de inovação, que sejam efetivos e trabalhem entre si.
O encontro abordou, principalmente, os integrantes do ecossistema, que são os centros de inovação, parques tecnológicos, protagonismo empresarial, capital empreendedor, atuação na formação de talentos pelos institutos de ciência e tecnologia, governança e poder público.
“A Udesc Lages é um dos integrantes do ecossistema, pois contribui com a formação de talentos e projetos inovadores que visam o bem da sociedade”, afirma o consultor do projeto, Celso André de Azevedo. “O desenvolvimento gerado aqui pode se transformar em negócios inovadores”, diz ele.
Dentre as entidades participantes também estavam a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), Secretaria da Educação, Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, Secretaria da Saúde, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Orion Parque Tecnológico, empresários e empreendedores de startups.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages