Mestre Charles Gauche conquista três medalhas no Pan-Americano de Xadrez 2025 e garante vaga no Mundial

Por rexpressivaADM

O enxadrista do Lages Xadrez Clube/FME, Mestre Charles Gauche, foi um dos grandes destaques do Campeonato Pan-Americano Sênior de Xadrez 2025, realizado em João Pessoa (PB) entre os dias 18 e 24 de agosto. A competição, considerada uma das mais fortes da história do torneio, reuniu 49 jogadores de 11 países em disputas nas modalidades Blitz, Rápido e Clássico, valendo pontos no ranking internacional, normas de títulos e vaga no Campeonato Mundial de 2026.

Único representante de Lages na competição, Charles brilhou em todas as modalidades. Sagrou-se campeão no Blitz, ficou com o vice-campeonato no Rápido e conquistou a medalha de bronze no Clássico, a prova principal, após campanha sólida com cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota em nove partidas. O título ficou com o uruguaio Andrés Rodrigues, seguido do brasileiro Darcy Lima.

Com o resultado, Charles será o representante oficial das Américas no Pan-Americano de 2026, garantiu vaga no Mundial e ainda somou 29 pontos no ranking internacional. Além disso, obteve sua segunda norma para Mestre Internacional — são necessárias três, além de alcançar 2400 pontos de rating (o atleta possui atualmente 2150).

Defendendo o clube lageano desde o início deste ano, Charles destacou o impacto positivo da nova equipe em sua carreira:
“Ser acolhido como sou em Lages motiva demais. A vontade de vencer, que sempre tive, fica ainda maior. Que equipe maravilhosa é a lageana”, afirmou o enxadrista emocionado.

O atleta contou com o apoio do Lages Xadrez Clube, que tem o patrocínio da BERNECK. Sua próxima competição será o IRT – International Rating Tournament, em Blumenau (SC), entre os dias 12 e 14 de setembro, onde competirá ao lado de seus companheiros de equipe.

Leia também

Deixe um comentário