48
A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, no sábado, dia 04 de maio, o Joaçaba International 2024. A competição, que conta com enxadristas de nível internacional acontece no Pavilhão Frei Bruno, em Joaçaba, a partir de 9h30 do sábado. Ao todo serão 07 rodadas de 30 minutos cada, com Troféus, Medalhas e pontos no Ranking Internacional em disputa.
De Lages, 25 enxadristas disputam a competição, com destaque para o número de crianças dos Projetos do Lages Xadrez Clube em curso pela cidade, com 15 inscritos com menos de 16 anos. Em Lages, os polos de xadrez acontecem na ALAM (ASSOCIAÇÃO LAGEANA DE ASSISTÊNCIA AO MENOR), no Mercado Público Municipal, no Ginásio Ivo Silveira, no Colégio Centro Educacional, na Escola Estadual Godofin, na Uniplac e parcerias com o COC-Lages, Colégio Militar, IFSC e Aprender Brincando: “É possível afirmar que temos hoje em Lages cerca de 500 enxadristas praticantes, um número inédito em 30 anos que atuo como Técnico”, afirma o Mestre Nacional Marco Cordeiro, que Coordena os Projetos, que tem ainda os professores Lucimara Damasceno, Jonatan Oliveira atuando as aulas e os monitores Luan Nikifork, Lyandra Dias e Kassiele da Rosa envolvidos nos projetos. As aulas são gratuitas, abertas a comunidade e os interessados podem procurar o Professor Marco para informações sobre horários e dias (49999484308). Os projetos têm origens em Emenda Parlamentar (Deputada Carmen Zanotto) e no Ministério do Esporte, através de Renúncia Fiscal, com patrocínio da GTS do Brasil, BERNECK, FISCHER, FME, UNIPLAC e SANSOM PROJETOS.
A equipe Lages Xadrez Clube/FME vai em busca do título geral entre os municípios, já que conta em seu quadro de enxadristas com os Mestres Alfeu, Marco, Natã, Alice e Fabio, além destaques como Gustavo Kayser, José Gustavo, Luan Nikifork, Lavígnia Bitencourt, Lorenzo Gomes, Adilson Mendes, Diego Bellé, Raissa, Gabriel dos Santos, Any Sophia e muitos outros.
O mês de maio é promissor para o xadrez lageano, que tem na programação o Micro-Regional do JESC 15 a 17 anos, o Brasileiro Sub 12 em Natal/RN e o Brasileiro Amador, em São Paulo, envolvendo dezenas de enxadristas nesses eventos.