Após nove anos, a Volta Ciclística de Santa Catarina está de volta em grande estilo. A tradicional prova, que faz parte do ranking internacional de ciclismo e soma pontos para a classificação às Olimpíadas de 2028, será realizada entre os dias 8 e 12 de outubro de 2025.
Nesta edição, os atletas farão um percurso de 584 km, divididos em cinco etapas e passando por sete cidades catarinenses, entre elas Urubici, na Serra Catarinense. Confira a as datas e trajetos:
8/10 – Nova Veneza – Urubici (147 km): inclui a icônica Serra do Rio do Rastro, considerada uma das subidas mais desafiadoras do mundo
9/10 – Lages – Urubici (141 km): passagem por São Joaquim e pelas florestas de araucárias
10/10 – Urubici – Urupema (139 km): etapa de montanha na cidade mais alta do Brasil
11/10 – Balneário Camboriú – Nova Trento (96 km – CRI): etapa com chegada no Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro
12/10 – Florianópolis (60 km): encerramento festivo, com largada na Ponte Hercílio Luz e voltas pela Beira-Mar Norte
A 26ª edição da prova tem como tema “O retorno da Volta SC, um novo ciclo para o ciclismo brasileiro” e deverá reunir 20 equipes de seis ciclistas cada, sendo alguns atletas estrangeiros.
Durante a apresentação oficial, o diretor técnico da Volta Ciclística, André Piva, destaca o papel de Urubici: “Urubici é uma cidade que recepcionou muito bem a Volta Ciclística e sempre foi uma referência na Serra. É um prazer ter Urubici como cidade sede.”
A Prefeitura de Urubici reforça seu compromisso em apoiar eventos que valorizam o esporte, o turismo e a visibilidade da cidade em nível internacional.
Por Leticia Meurer
Assessoria de Comunicação | Urubici