Festa do Pinhão é oficialmente aberta

Por Luiz Del Moura

Está aberta oficialmente a Festa Nacional do Pinhão, que chega a sua 34ª edição sendo considerada um dos maiores eventos do Brasil. A abertura aconteceu na noite desta sexta-feira (24), com realização de culto ecumênico celebrado pelo Bispo Dom Guilherme, no espaço da Capelinha Aliança do Amor, e após solenidade com a presença do governador Jorginho Mello, o secretário de Turismo Evandro Neiva, demais autoridades e a comunidade.

A solenidade de abertura teve ainda a presença de inúmeros políticos e agentes públicos de nível local, regional e estadual, dentre os quais os secretários de Estado do Turismo, Evandro Neiva, da Saúde, Carmen Zanotto, e do deputado lageano Lucas Neves.

Antes, houve uma benção religiosa, à Festa, feita pelo bispo diocesano de Lages, Dom Guilherme, na capela do Parque Conta Dinheiro.

Em sua mensagem, proferida durante a abertura da Festa, o prefeito Antonio Ceron desejou uma grande e feliz festa a todos. “O sucesso do evento se deve ao apoio dos lageanos, que sabem muito bem valorizar e prestigiar a festa, ao longo das suas 34 edições. Desejo a todos uma grande feliz festa do pinhão a todos”.

O governador Jorginho Mello, em seu pronunciamento, destacou o lançamento da Estação Turismo de Inverno, que iniciada já com o reforço do policiamento à Festa do Pinhão. “No dia 21 vamos transferir o governo do Estado para Lages e São Joaquim, com ações de valorização do Turismo da Serra Catarinense, “com a venda das nossas potencialidades gastronômicas e culturais”.

A 34ª Festa Nacional do Pinhão será festejada durante 10 dias, sendo que cinco dias do evento serão de bilheteria livre para o público em geral: na sexta-feira (24), domingo (26), segunda-feira (27), terça-feira (28) e quinta-feira (30).

A Festa do Pinhão é um evento que reúne shows nativistas, destacando a cultura musical sulina-gaúcha, abrindo espaço também para apresentações de diferentes gêneros musicais, com shows de artistas de renome nacional.

O destaque musical da Festa são os dois festivais que se realizarão nas noites de 26, 27 e 28 de maio: Sapecada da Canção Nativa e Sapecada da Serra Catarinense. De cunho competitivo, ambos festivais premiam as melhores canções – melodias, letras e composições musicais nativistas.

As atrações nativistas estão em sua maioria programadas para o Palco 1, que ocupa pavilhão com pista de dança, arquibancada e bares. O Palco Nacional está instalado em área aberta, com capacidade para mais de 50 mil pessoas, onde o público assiste aos shows de renomados artistas.

Além dos 10 dias de festa, no Parque Conta Dinheiro, tem ainda as festividades do Recanto do Pinhão, na Praça João Costa (Calçadão central de Lages).  Ali, a Festa já iniciou no dia 22 de maio e durará 18 dias, estendendo-se além do término da 34ª Festa Nacional do Pinhão. No Recanto, as apresentações artístico-culturais são de grupos de musicais e de danças de escolas e instituições, com a presença de artistas de atuação local e regional.

O Recanto do Pinhão é o local de origem da Festa, considerada hoje como um dos maiores eventos gastronômico e artístico-cultural do Sul do Brasil.

Nele encontram-se boxes de gastronomia típica da Serra Catarinense, administrados pelas seguintes entidades:

Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Associação Bom Samaritano, Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas), Cáritas Diocesana de Lages, Associação Serrana de Deficientes Físicos(Asdf), Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages (Saseadla), Lions Clube Copacabana, e Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam) e Sociedade de Assistência Social.

Texto e fotos: Iran Rosa de Moraes

Leia também

Deixe um comentário

9 + treze =