1ª Exposição Sul Brasileira de Ovinos será promovida em Lages entre 21 e 24 de outubro

Por Luiz Del Moura

O município de Lages sediará a 1ª Exposição Sul Brasileira de Ovinos no período de 21 a 24 de outubro (quinta-feira a domingo), no Parque de Exposições Conta Dinheiro – Pavilhão José Arruda Ramos. Para a feira presencial, com acesso pelo público, serão seguidos rigorosamente todos os protocolos de regras sanitárias em decretos públicos municipais e estaduais vigentes em prevenção ao novo coronavírus, gerador da doença Covid-19, a exemplo do uso de máscara de proteção facial.

O leilão online (virtual) de ovinos está agendado para o dia 23 (sábado), às 19h, dividido em 50 lotes, após o julgamento dos animais (ovinos), das seguintes 12 raças: Corriedale NC, Crioula, Dorper, Hampshire DownIle de FranceIle de France NCPoll Dorset, Santa Inês, SuffolkTexelTexel NC e White Dorper. As condições de pagamento serão em 24 parcelas fixas em 12 vezes. À vista haverá desconto de 5%. Haverá transmissão ao vivo pelo site www.knorrleiloes.com.br e pelo canal no Youtube – knorrleiloes.

O primeiro dia, esta quinta-feira, (21) está reservado à entrada de animais (ovelhas), pelo período diurno integral. Dia 22, às 8h30min, início da admissão; dia 23, 8h30min, começo do julgamento, e 24, saída dos animais. O limite autorizado de animais por criador/expositor será de 14 (sete animais por raça). As exigências são a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA), atestado sanitário, exame andrológico e exame de epididimite para machos acima de oito meses.

Ao todo, número superior a 500 ovinos dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Esta é considerada a maior exposição de ovinos depois de Expointer, em Esteio (RS). “A Feira contará com mais de 500 animais inscritos para participação nos quatro dias, significando uma expressiva movimentação econômica de negócios nesta retomada após o mundo ter amargado tantos efeitos negativos de crises oscilantes com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Estamos otimistas com os resultados que a feira poderá trazer aos investidores, assim como foi a Expolages, em que houve quatro grandes leilões virtuais envolvendo 1,3 mil animais, entre bovinos e equinos, gerando mais de R$ 5,3 milhões de faturamento. Lages é sinônimo de força na exposição e comercialização de exemplares de bovinos, equinos e ovinos, uma referência estadual e nacional em qualidade genética e tecnologia de criação”, celebra o secretário da Agricultura e Pesca de Lages, Thiago Cordeiro.

Promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – Assistência aos Rebanhos de Criadores de Ovinos (Arco), com apoio da Associação Rural de Lages, Prefeitura de Lages, Associação Brasileira de Criadores de Ile de France (ABCIF), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos (ABCONC) e Associação Brasileira de Criadores de Texel (Brastexel), o evento possui informações adicionais em www.knorrleiloes.com.br. Dúvidas podem ser esclarecidas por telefone: (49) 99914-0901 (Cíntia); (47) 99178-4411 (José Volni) e (47) 99928-7600 (Nelson).

Ordem de entrada para julgamento

Pista 1DorperWhite DorperCorriedale NCIle de France NC e Texel NC – Amaro Mendes de Araújo;

Pista 2Ile de France e Poll Dorset – Claiton de Almeida Severo East Friesian e Hampshire Down – Sérgio de Menezes Muñoz;

Pista 3: Crioula, Santa Inês e Suffolk – Edemundo Ferreira Gressler, e

Pista 4Texel – Francisco Linhares Bidone

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

quatro × quatro =