Projeto não apenas evidencia o espírito festivo da temporada, mas o comprometimento da Prefeitura de Lages em promover a inclusão social e estreitar as relações comunitárias pelos instrumentos da arte e da cultura local
Nesta segunda-feira (31 de março) iniciou uma das ações encantadoras a serem promovidas pela Secretaria Municipal do Turismo: A pintura de oito mil ovos de Páscoa, como enfeites da Praça João Costa (Calçadão), no centro de Lages. A atividade envolve a participação de alunos de escolas municipais e faz parte da programação da Doce Páscoa, evento da Secretaria do Turismo, agendada para começar oficialmente no dia 12 de abril.
No pavilhão da Secretaria do Turismo, as crianças realizam suas atividades com entusiasmo, dando vida a ovos coloridos com suas pinturas. O ambiente se enche de risos e energia, enquanto as obras ganham forma.
A ação de pintura é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais do Turismo, da Educação e de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Coordenação Habitacional e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages. Juntas, estas instituições estão criando a transformação que levará ao Calçadão um espetáculo de cores e sorrisos, antecipando a Páscoa de maneira única e especial. Em 2025, a Páscoa será em 20 de abril.
Criatividade nas peças já preparadas. Nicoly Nery de Carvalho, dez anos, estudante da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena, expressa sua empolgação. “Amei conhecer a Secretaria, e achei a atividade muito divertida e criativa.” Seu colega de escola, Renan de Oliveira Ferreira, da mesma idade, complementa: “Estou gostando da visão artística da cidade, e muito feliz em participar desta atividade com meus amigos.”
Comunidade unida pela arte
Durante toda esta semana, a Secretaria do Turismo receberá, em média, 80 crianças por dia, responsáveis pela pintura dos ovos, os quais, em seguida, serão cuidadosamente pendurados nas árvores da Praça João Costa, formatando um cenário deslumbrante ao público. As atividades são orientadas pela professora Romaritssa Rodrigues, com o apoio de artesãs e educadoras das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) participantes do projeto, como as Emebs Santa Helena, Hermínio Pinheiro Júnior, Professor Antônio Joaquim Henriques, Nossa Senhora dos Prazeres e Frei Bernardino.
A ação também contará com alunos de outras instituições, como a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e os colégios Santa Rosa de Lima e Bom Jesus Diocesano, unindo ainda mais a comunidade em torno deste evento de celebração da união e da criatividade.
A importância do envolvimento infantil
A prefeita Carmen Zanotto compareceu à ação e enaltece as crianças em atividades de resgate e valor às tradições culturais. “É emocionante ver a participação das crianças, pintando os ovos com tanto carinho e criatividade. Imagino a alegria delas ao caminharem pelo Calçadão e reconhecerem seus próprios ovinhos de Páscoa, dizendo: ‘Esse é o meu!’ A iniciativa da Secretaria do Turismo é um exemplo claro de como podemos resgatar nossas origens e, ao mesmo tempo, fortalecer o senso de comunidade e pertencimento. A Doce Páscoa reflete a união de Lages em uma comemoração coletiva.”
Ao lado da prefeita, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Célio Bueno, comenta a importância da parceria para a realização do evento. Bueno foi o responsável pela doação dos materiais, como tintas, panos e pincéis, e acompanhou de perto o trabalho das crianças. “Iniciativas que englobam as crianças e preservam nossa cultura são fundamentais para fortificar os laços de identidade local.”
Doce Páscoa para todos
Com a participação de alunos, educadores, artesãos e diversas entidades do município, a ação busca exibir, na Praça João Costa, um espetáculo de cores e simbolismos da Páscoa. O projeto não apenas evidencia o espírito festivo da temporada, mas o comprometimento da Prefeitura de Lages em promover a inclusão social e estreitar as relações comunitárias pelos instrumentos da arte e da cultura local.
A secretária do Turismo, Ana Vieira, enfatiza eventos como este, especialmente em um espaço tão emblemático da cidade: “Nosso Calçadão, tão visto e vivido por todos, ganha uma nova vida quando se mistura com eventos como este, que trazem à tona nossa essência e as diversas culturas estruturantes de Lages. Ao decorar a Praça João Costa com a alegria e criatividade das crianças, estamos não só celebrando a Páscoa, mas, também, construindo uma ponte entre gerações e comunidades, unindo todos em volta de um objetivo comum. Este é o momento de vivermos nossa cultura de forma coletiva, com intensidade, e fazer com que cada evento seja celebrado da maneira que merece.”
Vivências artísticas na formação das crianças
A interação das crianças com a arte e a cultura tem sido um dos pilares da iniciativa Doce Páscoa, promotora da criatividade e dos vínculos com as tradições. “Quando a Secretaria do Turismo fez o convite a esta atividade, nossa resposta imediata foi ‘sim’. Estas visitas são essenciais, pois oferecem uma experiência única a ser fixada na memória de nossas crianças e estudantes. Na vida adulta, todos recordamos com carinho estas vivências, que nos conectam com a cultura e a arte. Além disto, atividades como a pintura estimulam a criatividade e sensibilizam as crianças sobre a importância da expressão artística, formando cidadãos mais conscientes, de valorização e cuidado dos espaços ao seu redor.”
Ao final, a Praça João Costa será um espaço repleto de cor e significado. Cada ovo pintado pelas crianças reflete a participação ativa da comunidade em uma ação simples, mas cheia de propósito. “A Doce Páscoa vai mais longe da decoração, uma oportunidade para que as crianças se conectem com a cidade, eventos e as tradições, enquanto deixam sua marca na cidade. A arte pode aproximar as pessoas e criar momentos de aprendizado e expressão”, finaliza a prefeita Carmen Zanotto.
Texto: Leonardo Machado
Fotos: Fábio Pavan