Assistência Social capacita equipes para Proteção Social Básica

Por Luiz Del Moura

Capacitar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, sobre o fluxo dos serviços e benefícios ofertados à população no contexto da Proteção Social Básica. É o objetivo do treinamento que iniciou na manhã desta segunda-feira (03), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL), com participação maciça dos municípios da Serra Catarinense.

Organizado pela assessoria de Assistência Social da Amures e Cisama, a capacitação se estende até a tarde dessa terça-feira (04), sob orientação de Adriana Zanqueta Wilbert Ito, mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Com larga experiência na área, ela presta assessoria para a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e nesse treinamento dará ênfase ao Serviço Social Aplicado, com temas como gestão social, avaliação e monitoramento da política de Assistência Social.

O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, participou da abertura da capacitação representando o presidente da Amures, prefeito de Anita Garibaldi João Cidinei da Silva. “Esta é uma oportunidade para tirar dúvidas e interagir para melhorar ainda mais, o serviço de Proteção Social Básica. Sejam todos bem-vindos”, disse Manfroi.

A capacitação acontece por meio aula explorativa dialogada e por simulações de casos. Será apresentado o fluxo dos serviços e dos benefícios socioassistenciais ofertados na Proteção Social Básica: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, bem como dos benefícios socioassistenciais. A partir do fluxo e da análise das normativas do Conselho Nacional de Assistência Social, será problematizada a situação atual da Proteção Social Básica.

A assessora de Assistência Social da Amures e Cisama, Ana Paula Couto, explica que o público da capacitação são gestores, trabalhadores do SUAS e Conselheiros Municipais de Assistência Social. “Essa formação ocorrerá no período de 16 horas e todos os participantes terão certificado, o que os habilitará ao trabalho de Proteção Social Básica”, explicou.

Leia também

Deixe um comentário

2 × 5 =