Banco da Família recebe homenagem no Legislativo de Lages

Por Luiz Del Moura

A Câmara de Vereadores promoveu sessão solene na noite desta sexta-feira (08/12), em homenagem aos 25 anos do Banco da Família. O ato solene foi proposto pela Vereadora Suzana Duarte (Cidadania), por meio do Projeto de Decreto Legislativo 0018/2023, aprovado por todos os parlamentares.

A sessão foi realizada no Plenário Nereu Ramos e contou com a presença de autoridades políticas; representantes de entidades de classe; colaboradores da instituição e associados.

Histórico do Banco da Família

A história registra uma das experiências mais importantes em negócios inclusivos na América Latina. Em 1998 é fundado o Banco da Mulher, uma iniciativa da Câmara da Mulher Empresária, da Associação Empresarial de Lages (ACIL). Com a missão de ser uma alternativa de crédito para empreendedores formais e informais, de forma simplificada e eficiente, buscando ampliar os pequenos negócios e contribuir com o desenvolvimento regional.

Assim, é preenchida uma lacuna existente, na oferta de crédito para impulsionar o empreendedorismo na região de Lages (SC), onde 98% dos negócios eram de micro ou pequenas empresas. Em 2003, diante de novas exigências e necessidades, visando aumentar a abrangência, amplia-se e passa a ser Banco da Família.

Uma Instituição de microfinanças, formada por uma associação, registrada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), tendo seu funcionamento autorizado e regulamentado pelo Ministério da Justiça através da Lei n.º 9.790.

Com um modelo eficaz, que permitiu o seu crescimento de forma sustentável, expandimos ano após ano até nos tornarmos em 2021 a 3° maior Instituição de Microfinanças (do Mundo e a 1° no Brasil, pela avaliação da MicroRate.

Em 25 anos, o Banco da Família concedeu mais de 1 bilhão de reais em crédito, impulsionando negócios nas mais de 356 mil operações de crédito, em mais de 210 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A instituição promove a melhoria da qualidade de vida, atuando em como agente de inclusão, desenvolvimento e transformação social.

Suzana destacou a importância do Banco da Família para a sociedade. “É uma instituição genuinamente lageana. Hoje expandida por todo o país transforma sonhos em realidade, pois, já proporcionou acesso ao crédito para muitas famílias. É uma honra reconhecer seus 25 anos e prestar esta homenagem na Câmara de Vereadores”, ressaltou a proponente.

A Presidente do órgão, Isabel Baggio resumiu o momento da homenagem como especial, pela história construída ao longo do tempo. “Celebrar os 25 anos é honrar a trajetória de um sonho. Um pequeno grupo de pessoas que foi atrás de apoio, hoje, tudo que iniciamos juntos fez de nós uma das maiores operadoras de microcrédito do país”, disse ela.

Matéria TV Câmara

A sessão na íntegra está disponível em: Sessão Solene

 

Foto: Bruno Heiderscheidt

Por Alex Branco- Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

16 − 7 =