Casarão Juca Antunes recebe exposição inclusiva para deficientes visuais “TACTO Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural” de Carlos Wolff

Por Luiz Del Moura

A exposição apresenta fotografias impressas a partir da tecnologia de impressão 3D

Até 31 de agosto, o Casarão Juca Antunes recebe a segunda fase do projeto do artista Carlos Wolff que já ocupou espaços como Câmara de Vereadores, Lages Shopping Center, cidades como Campos Novos e Chapecó, e o Museu Histórico Municipal Thiago de Castro em sua primeira versão.

“TACTO Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural” é uma coletânea de fotografias impressas a partir da tecnologia de impressão 3D em PVC, também chamada de estereolitografia. A mostra apresenta um espaço preparado com sinalização para deficientes visuais e também viseiras para proporcionar uma experiência sem a interação visual com os demais visitantes. A exposição também leva a assinatura de Lu Varela, esposa do artista.

A experiência sensorial provocativa e reflexiva é um dos objetivos relacionados a temas como inclusão, empatia, inovação e pertencimento à região. Tecnologia e envolvimento possibilitando ao público mensagens artísticas por meio do tato e do alto relevo.

Segundo Wolff, em Santa Catarina, cerca de 200 mil pessoas têm deficiência visual total ou com grande dificuldade. “Nosso público é o deficiente visual, importante para o desenvolvimento do projeto, que desde a primeira exibição coletamos dados fornecidos por esse público específico. Agora, nesse segundo momento, apresentamos imagens menos poluídas e mais específicas aos temas principais, os patrimônios e as paisagens da região”, ressalta.

O artista ainda complementa os significados de inclusão que o projeto proporciona. “É um tipo de exposição única onde as crianças, por exemplo, podem explorar a arte tocando e experimentando as mensagens. Como artista e cidadão, fui impactado e eu mesmo me senti incluído no projeto que criamos pelos depoimentos do nosso público. Trata-se de material que ultrapassa as barreiras das cores e dos olhos. Faz-nos sentir com alma e coração”, exalta.

Para mais informações sobre o artista e a exposição: (49) 9 8812-9434. A exposição tem montagem e curadoria local de Celso Cruz (Fundação Cultural de Lages).

“TACTO Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural”, de Carlos Wolff, é realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes da edição de 2022.

Serviço:

O quê? Exposição Fotográfica “TACTO Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural” de Carlos Wolff, apresentada por Lu Varela;

Onde? Casarão Juca Antunes, esquina das ruas Coronel Córdova e Benjamin Constant;

Quando? Até o dia 31 de agosto;

Dias e horários? Segundas das 14h às 17h30, e de terça a sexta das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30;

Agendamentos para grandes grupos: (49) 3019 7442 ou (49) 3019 74 81.

Texto e fotos: Fabrício Furtado

Leia também

Deixe um comentário

18 + vinte =