Centro de Controle de Zoonoses retoma mutirão de castrações gratuitas para cães e gatos da comunidade

Por Luiz Del Moura

A Prefeitura de Lages, através da Gerência de Vida Animal da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, dará continuidade ao programa de castrações gratuitas de cães e gatos voltado à comunidade de baixa renda. Neste mês de fevereiro os trabalhos já iniciaram no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro Tributo.

Os procedimentos cirúrgicos de castração estão abertos a toda a comunidade e também às protetoras de animais, porém com procedimentos diferentes para ter acesso ao Programa de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos. Para a população em geral, o tutor do animal precisa apresentar no CCZ o comprovante de cadastro no CadÚnico.

O Centro de Controle de Zoonoses tem capacidade para realizar aproximadamente 300 cirurgias de castração por mês. Podem ser castrados até dois animais por família (machos e fêmeas) e não serão aceitos animais de raça definida. Para mais informações, o telefone de contato é o (49) 3251-7975.

As protetoras de animais que tiverem interesse nas castrações gratuitas devem acessar o link do edital, que está disponível no site da prefeitura www.lages.sc.gov.br, preencher o formulário e anexar os documentos solicitados.Somente poderão participar do programa os protetores e entidades protetoras de animais com residência, sede e atuação no município de Lages.

Realizadas mais de 2 mil castrações no ano passado

De acordo com a gerente de Vida Animal, Jenniffer Gerber, em breve também devem ser retomados os mutirões nos bairros. Os procedimentos são realizados em clínicas veterinárias conveniadas e também em uma unidade de castração móvel. “Estamos apenas aguardando a liberação do edital pelo Cisama – Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense para que seja iniciado o credenciamento das clínicas que irão atuar nos mutirões”, explica.

Somente no ano passado foram castrados aproximadamente 2.374 animais através do programa do Município. Destes, 441 foram em formato de mutirão nos bairros e o restante pelos veterinários da prefeitura, com procedimentos cirúrgicos realizados no Centro de Controle de Zoonoses.

Além dos cães e gatos sob a tutela das protetoras, a comunidade em geral também foi atendida no CCZ e nas ações realizadas por toda a cidade. Entre os bairros contemplados pelos mutirões está o Habitação, Várzea, Popular, Penha, Loteamento Nadir, Ferrovia, São Miguel, Ponte Grande, Jardim Panorâmico, Vila Mariza, Chapada, Bates e Santa Maria.

Texto: Aline Tives/Fotos: Aline Borba/Arquivo

Leia também

Deixe um comentário

14 + três =