Lages comemora os 201 anos da Independência do Brasil com desfile na avenida Duque de Caxias

Por Revista Expressiva

O evento começou às 9h20 e se estendeu até às 12h30. Desfilaram cerca de 3 mil pessoas, entre militares e civis

A garoa, o vento e o frio não foram obstáculos para afastar o público do desfile cívico em Lages, na manhã desta quinta-feira (7), na Avenida Duque de Caxias, em homenagem à Independência do Brasil. O ato reuniu milhares de pessoas, que se aglomeraram na calçada no canteiro central da avenida para acompanhar as apresentações. Muitas delas carregavam bandeiras do Brasil, numa demonstração de amor à Pátria.

O evento começou às 9h20 e se estendeu até às 12h30. Desfilaram cerca de 3 mil pessoas, entre militares e civis. Participaram do ato 27 entidades, entre escolas públicas municipais, estaduais e da rede privada, grupos de escoteiros, entidades civis e das forças de segurança da cidade.

As autoridades se posicionaram no palanque oficial do desfile, montado nas proximidades da Lojas Quero-Quero. No local estiveram diversas autoridades, entre elas, integrantes do Executivo e do Legislativo Municipal, coordenador da CRE de Lages e representantes do comando do 1º Batalhão Ferroviário, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, entre outras.

Cada entidade que passava arrancava aplausos do público. Um dos momentos marcantes do desfile ocorreu quando duas integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas) subiram ao palanque oficial e fizeram uma breve comunicação com o público em libras – comunicação dos surdos.

A cozinhnheira Rosangela Corrêa Rosa, de 53 anos, acordou cedo para acompanhar o desfile. Acompanhada da filha, de 7 anos, ela ficou posicionada em frente ao palanque das autoridades. “Levantei cedo para vir. Todo ano eu venho ver (o desfile cívico), eu gosto muito”, disse.

A secretária Municipal da Educação, professora Ivana Michaltchuk, disse que, apesar do tempo instável, o desfile atingiu as expectativas. “Agradecemos à comunidade que compareceu, à equipe da Secretaria da Educação, às escolas municipais e estaduais e a todas as entidades que participaram do desfile. Tivemos uma participação maciça da população”, avaliou.

A programação da Semana da Pátria foi organizada pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio de diversas entidades. O encerramento aconteceu às 17h, com um ato no Calçadão da Praça João Costa.

Texto: Adecir Morais
Fotos: Ary Barbosa

Leia também

Deixe um comentário

20 − cinco =