Certificado de Honra ao Mérito agracia 22 servidores efetivos recém aposentados em valorização ao trabalho dedicado à sociedade de Lages mais de três décadas

Por Luiz Del Moura

João Luiz Amarante Córdova contabilizou anos, meses e até cada um dos dias trabalhados na prefeitura de Lages. Isto é que é gostar do que faz, não?! São 40 anos, dois meses e três dias

Mais da metade de uma vida até aqui devotados a transformar dom e vocação em fazer o bem às pessoas de uma cidade. Esta é a missão do servidor público brasileiro, seja na esfera municipal, regional, estadual ou federal. E, no município de Lages, permanentemente, são homenageados os colaboradores da prefeitura cuja carreira profissional vinculada à instituição pública está cronológica encerrada. Contudo, isto não é sinônimo de fim da linha, bem pelo contrário, significa a conclusão de um ciclo e, simultaneamente, o início de um novo, com outros desafios, planos, sonhos a serem concretizados, passeios e viagens, lugares a serem desbravados.

A prefeitura, em solenidade oficial promovida na manhã desta terça-feira (17 de dezembro), apreciou e enobreceu o tempo, qualidade e ascensão da prática laborativa de 22 servidores públicos municipais efetivos (concursados) em consolidação da aposentadoria recentemente. A homenagem do Poder Executivo se materializou na concessão de Certificado de Honra ao Mérito. Juntos na cerimônia no gabinete do prefeito Antonio Ceron, ambiente público cujo vários destes servidores conheceram pela primeira vez nesta mesma data.

A entrega do Certificado de Honra ao Mérito obteve como cenário um clima de descontração, curiosidade, emoção, nostalgia, sensação de dever cumprido e agradecimento pelo tempo dentro da história de cada pessoa. Os servidores aposentados foram recepcionados pelo prefeito Antonio Ceron; presidente do Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi), Aldo da Silva Honório; diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Waldemar da Silva Madureira, e secretário de Obras, João Alberto Duarte. A diretora administrativa do LagesPrevi, Danise Guimarães da Silva, prestigiou a agenda formal.

Em 2024, 85 servidores em aposentadoria consolidada  

A cada trimestre, em torno de 30 servidores efetivos entram em aposentadoria, de acordo com o Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi). Portanto, quatro grupos de aposentadorias anualmente.

No ano de 2024, 85 servidores conquistaram a aposentadoria. Média de dez aposentadorias efetuadas mensalmente junto ao LagesPrevi.

Geralmente, 80% do tempo total de serviço dos profissionais que se aposentam foram disponibilizados à prefeitura; no caso dos professores, pode ser 100%.

Normalmente, a cada três meses, acontece o evento de homenagem ao grupo mais recente. Neste ano corrente houve quatro eventos. Os servidores ausentes recebem seus certificados posteriormente.

3.182 efetivos ativos com contribuição ao LagesPrevi 

No mês de novembro de 2024, eram 3.182 efetivos ativos com contribuição ao LagesPrevi, e 1.355 o total de aposentados e pensionistas. Em âmbito de regra geral, homens se aposentam aos 65 anos e mulheres aos 60. No caso de professores, cinco anos antes.

22 colaboradores de oito secretarias e autarquia

Neste 17 de dezembro, 22 servidores públicos levaram o Certificado de Honra ao Mérito para suas casas como recordação. Distribuídos/lotados em oito diferentes secretarias e autarquias: Fundação Cultural de Lages (FCL), Administração e Fazenda, Saúde, Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana (Seplam), Educação, Segurança e Ordem Pública e Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Servidores aposentados: Antonio Ader Godói, Celso Cruz, Cláudia Regina Porto Velho,Cristiane Rodolfo, Dione de Oliveira, Elisângela Aparecida de Souza Brugnago, João Luiz Amarante Córdova, José Laerte Esmério Medeiros, Lúcia Bernardete de Lima, Maria Aparecida Manchein, Paulina Bassoli, Regina Brunhari Kauling, Reni José de Oliveira, Rosana Nunes Oliveira, Ruth Pereira de Macedo, Salvelina Aparecida Schlichting, Sandra Mara Moreira Branco, Simone Paes Garcia, Solange Aparecida de Souza, Stela Maris Neves de Souza Cruz, Vitor Henrique Berteli.

Há 40 anos, dois meses e três dias na prefeitura 

Contabilizou anos, meses e até cada um dos dias trabalhados na prefeitura de Lages. Isto é que é gostar do que faz, não?! Este é João Luiz Amarante Córdova, com seus 60 anos de idade, dos quais, mais de quatro décadas de paixão por seu trabalho – 42 anos.

Atuante como auxiliar de topógrafo na Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana (Seplam), profissional de atividade popularmente conhecida como medição de terrenos.

Aposentado oficialmente no dia 4 de novembro deste ano de 2024, e casado, a ideia é cuidar de outros aspectos da vida daqui em diante, pois, a partir de agora, os enfoques talvez sejam outros. “Comecei na prefeitura aos 20 anos, era guri. O que pude fazer por Lages, eu fiz. Se você precisava construir sua casa, seu lar, formar sua família, eu ia lá e media o lote ‘pra’ você. Uma vez fizemos a contagem de determinado ano, e deu 1.250 terrenos medidos. Tenho orgulho da minha profissão. Vamos ver, de repente eu volte, mas vamos deixar para ver isso mais para frente. Em 2025 a gente vê o que faz. Hoje, descansar, ‘curtir’ a família. Depois, escrever novas histórias.”

No primeiro e único emprego há 37,5 anos 

Aos 59 anos, Vitor Henrique Berteli comemora a chegada à aposentadoria e expressa ser grato por ter vigor para tornar reais novas metas profissionais. Está oficialmente aposentado desde 1º de dezembro de 2024.

O auxiliar de fiscal de tributos tem 37,5 anos de atuação na prefeitura de Lages, sempre atrelado à Secretaria da Administração e Fazenda/Diretoria de Fiscalização Tributária, passando, aliás, por oportunidades de cargo comissionado e chefia de departamento. Ou seja, começou na empresa pública quando ainda era um jovem garoto, com 21,5 anos, em maio de 1987.

Pai de duas filhas e casado. A filha de 26 anos está formada em medicina, e a de 19 terminou o primeiro ano do curso superior de fisioterapia, estudos viabilizados em virtude de seu tempo na prefeitura.

À prefeitura, sua reverência pelas chances de progresso disponibilizadas. “Eu estudei ‘aqui’, fiz faculdade de Ciências Contábeis ‘aqui’. Muito do que sou devo a minha trajetória na prefeitura. Creio que contribuí com Lages por intermédio das minhas funções para a finalidade de arrecadação revertida à prestação de serviços. Despeço-me de cabeça erguida e a sensação de dever cumprido com a minha cidade”, revela Vitor Henrique Berteli, adiantando mais da sua vida futura. “A intenção é continuar trabalhando na minha área. Vou mergulhar em uma novidade na minha vida: O empreendedorismo, abrir meu próprio negócio. Mas, primeiro de tudo, tudo, vou aproveitar, passear. Agora, férias!”

Respeito ao servidor, mas, antes, a sua individualidade e ao seu avanço promissor do amanhã  

Novos caminhos, novas páginas da vida. “Assim como vocês, eu também estou encerrando uma jornada. Vamos voltar à vida fora do serviço público. O vice-prefeito Juliano também está terminando um ciclo e começará outros projetos. A prefeitura é uma família muito grande, são mais de cinco mil colaboradores e, da mesma forma, a responsabilidade também é maior. A demanda da população é infinita, porém, a capacidade de atendimento é limitada. Não é sobre o dinheiro público, mas pela competência humana; não é atender com o frio da máquina, mas com o calor humano, o olhar paciente e compreensivo, o ouvido a postos para escutar as pessoas, a sensibilidade de se colocar no lugar da dor do outro. Nosso desejo é de que vocês permaneçam sendo felizes e tenham saúde para desfrutar do precioso privilégio da vida”, estima o prefeito Antonio Ceron.

Pagamentos em dia, apesar das dificuldades financeiras do Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi). “Uma das obrigações do Instituto é bem receber todos os servidores que nos procuram para utilizar nossos serviços. Embora haja impasses, nunca faltou sequer um dia de recursos aos servidores. Estejam todos de ‘parabéns’ por todos estes anos de trabalho em prol da comunidade e que daqui para frente continuem com saúde para aproveitar bons momentos ao lado de seus esposos e esposas, filhos e filhas e netinhos”, prospecta o presidente do LagesPrevi, Aldo da Silva Honório.

Texto: Daniele Mendes de Melo 

Fotos: Fábio Pavan

Leia também

Deixe um comentário

6 + treze =