Campanha de Multivacinação continua em toda Serra Catarinense

Por Luiz Del Moura

Os 18 municípios da Serra Catarinense se mobilizaram no sábado (21), para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Duas ações foram foco da campanha: Atualizar a caderneta de um maior número possível de crianças e adolescentes menores de 15 anos e ampliar o número de crianças imunizadas com a primeira dose.
Em todos os municípios as unidades de saúde permaneceram abertas e as equipes de vacinadores a disposição do público. De acordo com Susana Zen, Gerente Regional de Saúde de Lages, com a caderneta de vacinação em dia, as crianças e adolescentes estão protegidas de várias doenças eliminadas ou controladas.
“Disponibilizamos não apenas no Dia D da Campanha, mas até dia 28 de outubro quando encerra a campanha, diversas vacinas para proteger seus filhos e sua família de doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras. Ainda dá tempo de imunizar as crianças e adolescentes para quem não compareceu à unidade de saúde”, convida Susana Zen.
O presidente da Amures, prefeito de São Joaquim Giovani Nunes elogiou o trabalho das equipes de vacinação dos municípios e observou que a região está fazendo sua parte para imunizar as crianças e adolescentes. “Estamos orgulhosos com a mobilização das nossas equipes. Em São Joaquim vacinamos só no Dia D, 168 crianças e a campanha prossegue”, declarou o prefeito.
Em toda Serra Catarinense, foram vacinadas apenas no Dia D, 773 crianças e adolescentes. A campanha iniciada dia 14 de outubro em Santa Catarina, se estende até o próximo sábado (28). E sempre há preocupação com doenças antes consideradas controladas, como é o caso da poliomielite (paralisia infantil). Por isso é importante a vacinação, pois impacta diretamente em uma menor circulação de vírus e bactérias.
Na lista de vacinas disponíveis constam os imunizantes: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana)
Varicela, HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY

Leia também

Deixe um comentário

dezesseis − dois =