Abertura da Semana Farroupilha, em Lages, será na Coxilha Rica, no sábado (10)

Por Luiz Del Moura

Uma Cavalgada Cívica e Histórica na Coxilha Rica em Homenagem a Anita Garibaldi, partindo da Igreja de Morrinhos, Fazenda Tijolinho (1907), Fazenda São João (1.800), Fazenda do Andrade e Fazenda São Sebastião. Em grande estilo com uma comissão de cavaleiros, remetendo as tropas dos farrapos, autoridades e alunos da Escola Militar de Lages, entre as autoridades presentes está confirmado a presença do presidente da Santur Henrique Maciel, que é cavaleiro e ex-prefeito de Praia Grande, Álvaro Joinha Mondadori, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Giba Ronconi superintendente da Fundação Cultural de Lages, Thiago Cordeiro, secretário de Agricultura e  Pesca, sargento Augustinho da Escola Militar, entre outros.

“Quando emanamos nossas histórias, nossas guerras históricas, entre 500 farrapos e 2.000 imperiais, incluindo os bravos guerreiros Anita Garibaldi e Giuseppe Garibaldi, no Passo da Guarda de Santa Vitória em 1839, exaltamos a bravura da nossa gente, e nada que mais digno que homenagear Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva –  Anita  Garibaldi  Filha desta  Terra, Heroína de Dois mundos. Onde toda sua família é natural da região de Morrinhos na Coxilha Rica”, comenta o secretário Joinha Álvaro Joinha Mondadori.

Naquele histórico dia 14 de dezembro de 1839, 500 soldados republicanos, entre eles Anita, Garibaldi, Teixeira Nunes e Luigi Rosseti derrotaram dois mil soldados imperiais. Mais uma vez, as vantagens das armas e o número de soldados, foram sobrepujados pela força da determinação dos ideais republicanos.

Cavalgada Semana Farroupilha

A saída é prevista, para o sábado (10 de setembro), às 8h da  Igreja de Morrinhos, com  percurso  passando pela Fazenda Tijolinho (1907), Fazenda São João(1.800), Fazenda do Andrade e Fazenda São Sebastião.  Na programação oficial, às 12h45 será inaugurada a Placa: “Ana Maria de Jesus Ribeiro – Anita Garibaldi Filha desta  Terra, Heroína de Dois mundos”, nas proximidades da Igreja de Morrinhos.

O superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi, registra a cultura e turismo alinhados ao desenvolvimento da cidade. “A história é base para retratar aos nossos turistas através das nossas taipas e fazendas centenárias a riqueza da região serrana com nossos costumes e histórias da nossa brava gente”, comenta.

A comissão organizadora, através do gaúcho lageano Eliziário Vieira destaca que comissão de frente da cavalgada deverá estar trajada com bota, bombacha, lenço vermelho e chapéu.

O evento conta com  apoio da Chácara Bom Jesus, MTG, Igreja Católica de Lages, Rota Rural Coxilha Rica, Polícia Militar de SC, Fazenda Tijolinho, Fazenda São João, Fazenda do Andrade  Fazenda São Sebastião, Fazenda Rodeio Bonito, Fazenda Lua Cheia e  Lubi Móveis Rusticos.  A Realização é da Prefeitura de Lages, Fundação Cultural de Lages, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria de Agricultura e Pesca.

Texto: Henrique Beling

Fotos: Arquivo Cavalgada Anita Garibaldi 2021 – MSM Imagens Aéreas  

Leia também

Deixe um comentário

20 + cinco =