Comitiva da Índia visita unidades municipais de ensino de Lages

Por Luiz Del Moura

A visita teve por objetivo estabelecer possíveis acordos visando a realização de intercâmbio internacional de professores e estudantes entre Brasil e Índia

Uma comitiva da Índia, formada por pessoas ligadas à área da educação básica e superior, visitou, nesta segunda-feira (14), o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) e a Escola Municipal de Educação Básica (Mutirão), no bairro Habitação, em Lages. Antes, os indianos estiveram na Secretaria Municipal da Educação (SMEL), onde foram acolhidos no gabinete da secretária Ivana Michaltckuck.

A visita teve por objetivo estabelecer possíveis acordos visando a realização de intercâmbio internacional de professores e estudantes entre Brasil e Índia. A comitiva foi composta por Santosh Kumar Singh, Diretor – GD Goenka Public School , Bhubaneswar e Fundador – Global Edu Leaders Forum; Aditi Basu Roy – Diretora da Grands International School, Greater Noida e Dr. Madan Mohan Goel, Vice Chanceler e Professor Superanuado de Economia na Kurukshetra University.

De acordo com a professora Alceloni Volpato, que viabilizou a visita, a comitiva veio ao Brasil para participar da Conferência Internacional sobre Sustentabilidade, que ocorreu em Vacaria (RS) de 4 a 7 de junho. De lá, decidiu conhecer um pouco sobre a educação brasileira. Em Lages, os indianos visitaram várias unidades escolares.

Na SMEL, durante a visita, os indianos receberam exemplares do livro “O Continente das Lagens”, de Licurgo Costa. Além disso, conheceram o setor de Ensino e o Núcleo Municipal de Educação Permanente (NEEP) da SMEL composto por professoras e professores formadores, organizados por áreas da Educação Básica Municipal.

Índia tem a maior população mundial 

Na Índia, país mais populoso do mundo, com 1.428 bilhão de habitantes, há um rígido sistema de educação. Os estudantes são preparados não apenas para avançar de ano, mas também passar em exames para escolas ou exames para ingressar no Ensino Médio (equivalente no Brasil), que são disputadíssimos.

No que se refere à linguagem, o país, que fica no continente asiático, possui uma importante variedade linguística. O hindu é considerado o idioma oficial dos indianos, mas existem 21 idiomas diferentes no país, tendo o inglês como um dos principais. Cada indiano fala pelo menos três línguas. O ensino, por sua vez, funciona em período integral, e todos os professores falam o Hindu e o inglês.

Texto e fotos: Adecir Morais

Leia também

Deixe um comentário

dezenove + dezenove =