Concurso Gastronômico da Festa do Pinhão tem data de inscrição prorrogada

Por Luiz Del Moura

Agora os interessados terão mais seis dias de prazo para se inscreverem no tradicional concurso da culinária típica da Serra Catarinense

As inscrições para o Concurso Gastronômico da Festa Nacional do Pinhão, promovido pela Prefeitura de Lages e demais parceiros, foram prorrogadas. O prazo final passou do dia 30 de maio para até o dia 6 de junho de 2025. Para se inscreverem, os interessados precisam preencher formulário com informações sobre ingredientes do prato concorrente, bem como a técnica de preparo, rendimento, entre outros dados relevantes à participação no concurso.

Conforme o regulamento oficial do evento, poderão ser apresentados pratos doces ou salgados. Para se inscrever no concurso, o acesso online é o seguinte: Concurso Gastronômico do Pinhão.

O Concurso Gastronômico da Festa Nacional do Pinhão será realizado no dia 12 de junho, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. O evento iniciará às 14h, e portanto os pratos deverão ser apresentados já às 13h (uma hora de antecedência) à comissão organizadora do concurso.

Cada concorrente terá de apresentar duas amostras do prato, sendo uma delas para exposição e outra para a degustação dos jurados. No dia do Concurso, os participantes contarão com um espaço dentro do Mercado Público para os ajustes finais de apresentação dos pratos. Cada concorrente deverá levar seus próprios utensílios e materiais.

Esse concurso integra o Calendário de Eventos Gastronômicos de Lages e visa basicamente incentivar a criatividade, a valorizar e divulgar as raízes culturais, os usos e costumes do povo da Serra Catarinense.

O evento é organizado conjuntamente pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, e a de Turismo, contando com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

Festa Gastronômica

O Concurso Gastronômico da Festa Nacional do Pinhão destaca a fruta-semente da araucária como símbolo da rica e tradicional gastronomia da Serra Catarinense. Hoje, a fruta-semente se consolida como o principal elemento de divulgação da Festa Nacional do Pinhão, um item de grande valia na economia regional e além disso se destaca como alimento essencial para a sobrevivência de inúmeras espécies de pássaros e animais selvagens.

Alimento

O pinhão contém boa quantidade de fibras, potássio, minerais e ácidos graxos, como ômega 6 e ômega 9. Contribui para o bom funcionamento do intestino, reduzindo o colesterol e contribuindo com a saúde cardiovascular.

Avaliação dos Jurados

Um banca de três jurados avaliarão os pratos apresentados no concurso, com notas de 0 a 10, de acordo com os seguintes critérios: apresentação; aparência; criatividade no uso do produto típico e sabor.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Arte: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

nove − 8 =