Cozinha Comunitária da prefeitura entrega mais de dez mil marmitas por mês

Por Luiz Del Moura

Foram atendidas aproximadamente 350 pessoas por dia, com refeições entregues também no Centro Pop

Com o propósito de atender o maior número possível de pessoas em vulnerabilidade social, oferecendo um prato de comida quentinho e nutritivo, que significa muito para quem não tem alternativa, trazendo conforto e bem-estar, a Cozinha Comunitária Rolde Romeu Rosar cumpre o seu papel.

Localizada na rua Padre Ludovico Kuck, no bairro Guarujá, a cozinha comunitária é um equipamento público que faz parte da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Lages.

Lá, todas as famílias em situação de vulnerabilidade social têm acesso a duas refeições diárias (almoço e sopa). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. O almoço é entregue em forma de marmitas no próprio local, a partir das 10h30, e a sopa ao final da tarde, todos os dias.

Segundo dados da própria Secretaria, através da Cozinha Comunitária são atendidas aproximadamente 350 pessoas por dia, totalizando mais de dez mil marmitas mensais e 120 mil marmitas ao longo do ano de 2023. No total, estão cadastradas 170 famílias e cerca de 120 estão ativas, com procura diária pelas refeições. Cerca de 60 crianças são atendidas.

São entregues diariamente de 150 a 170 marmitas de almoço e outras 90 com sopa, no período da tarde. Ressalta-se que as famílias cadastradas para receber o almoço não são as mesmas que recebem a sopa.

Também são encaminhadas aproximadamente 90 marmitas diárias para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na rua São Joaquim, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Este é outro equipamento da Secretaria de Assistência Social e recebe mais de 50 pessoas por dia para almoço.

Como acessar?

O acesso aos serviços das Cozinhas Comunitárias é universal, contudo o programa e as suas atividades foram idealizadas para o atendimento de indivíduos referenciados nos serviços de assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A necessidade deste serviço acentua-se diante de uma porcentagem da população lageana que está situada em bairros da periferia, com a abrangência dos Cras, os quais também encaminham usuários para atendimento no serviço.

Na Cozinha Comunitária de Lages as famílias são encaminhadas principalmente pelo CRAS 4, que atende a região dos bairros Guarujá, Tributo e Pisani e o CRAS 7, da região do bairro São Vicente. O atendimento também pode ser direto na Cozinha. As famílias que buscam por ajuda passam por uma triagem realizada pela Assistente Social, Rosana da Silva, que também realiza visitas domiciliares e verifica a situação de vulnerabilidade social.

As famílias beneficiárias do serviço são cadastradas através de um sistema informatizado, que possibilita obter conhecimento de todas as refeições entregues para a família, visitas domiciliares e encaminhamentos realizados pelo profissional, sendo que estas informações também são compartilhadas com outros serviços que também atendem os beneficiários.

A Cozinha Comunitária também atende diariamente pessoas que necessitam do alimento naquele momento, sendo que posteriormente são realizados os encaminhamentos necessários de cadastramento e avaliação do profissional, uma vez que o serviço prioriza a necessidade alimentar da população diante da situação de vulnerabilidade em que se encontram as famílias.

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira/Arquivo

Leia também

Deixe um comentário

20 − nove =