Governo de Santa Catarina lança Agência Catarinense de Notícias

Por Luiz Del Moura

Reunir e disponibilizar em um só local as informações oficiais de todas as áreas de governo em textos, vídeos, fotos e áudios, de forma clara e acesso rápido é a proposta da Agência Catarinense de Notícias (ACN), desenvolvida pela Secretaria de Estado da Comunicação de Santa Catarina.

A Agência foi lançada neste dia 10 de maio e envolveu, além dos núcleos da Secom, todas as assessorias de comunicação das secretarias e órgãos do Estado.

“Um governo transparente começa pela comunicação do que está sendo realizado em todas as áreas. A Agência vai facilitar a vida de quem precisa se informar e não sabe onde encontrar as notícias confiáveis. Essa iniciativa da nossa Secom é mais uma forma de combater informações falsas e uma maneira objetiva de prestar contas à população”, disse o governador Jorginho Mello.

O secretário de Estado da Comunicação, João Debiasi, explica que o projeto teve início em janeiro e envolveu os setores de redação, TV, rádio, edição e redes sociais. “Com a Agência, estamos materializando o conceito de comunicação 360º, em que uma mesma notícia é abordada de diferentes maneiras, de acordo com o meio em que é divulgada e com o público que pretende atingir, mas invariavelmente com checagem e informações direto das fontes primárias do Governo”, explicou.

Além do portal, que terá notícias do dia e reportagens especiais, a ACN terá um perfil no instagram para atualizar os consumidores de informação também nas redes sociais. Conforme Debiasi, a ideia é aprimorar permanentemente a ferramenta. “De acordo com o feedback do público e com as nossas possibilidades, poderemos ter transmissões ao vivo, por exemplo”, antecipou.

“A Agência Catarinense de Notícias cumpre algumas das diretrizes do governador Jorginho Mello, transparência, agilidade e compromisso com os catarinenses. E na comunicação não é diferente. Aqui na ACN o cidadão e os veículos de comunicação terão acesso as informações e todas as ações do Governo de SC com credibilidade, nas áreas e formatos”, destacou a secretária adjunta da Comunicação, Renata Furlanetto.

A Agência foi elaborada sem custos para o Governo, totalmente com equipe interna da Secom. O portal foi desenvolvido utilizando tecnologias de código aberto, com expertise e apoio da equipe de governo digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O fluxo de produção é definido com base em calendário prévio, mas também conforme os acontecimentos do dia.

“A ideia é termos uma cobertura de redação mesmo, com a diferença de que os temas são sempre relacionados às ações de Governo. Vamos cobrir as pautas de secretarias e órgãos estaduais, além da agenda do governador, incluindo viagens dentro e fora do estado. Além de uma prestação de serviço ao cidadão por meio de notícias, queremos auxiliar os veículos de imprensa a ter a informação completa e em diversos formatos para poderem fazer da melhor forma seu trabalho de cobertura e apuração”, explica a diretora de imprensa, Aline Cabral Vaz.

“Essa iniciativa irá potencializar ainda mais o alcance das notícias positivas das ações do Governo do Estado e fará com que quem mora em Santa Catarina fique bem informado sobre as ações governamentais para melhorar a vida das pessoas. O portal da ACN é uma ótima entrega da equipe da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, em conjunto com a Secom, para a sociedade catarinense”, destaca o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

O endereço da Agência Catarinense de Notícias na internet é www.sc.gov.br/noticias
No Instagram, o perfil é @noticiasgovsc e, no YouTube, www.youtube.com/governosc

Escrito por: Francieli Dalpiaz

Leia também

Deixe um comentário

13 − quatro =