Os bairros mais atingidos foram CDL, Guadalajara, Guarujá, Tributo e Jardim das Camélias, na região norte de Lages
No final da tarde e ao longo da noite de terça-feira (22), foi feita entrega emergencial de lonas e a partir da manhã desta quarta-feira iniciou-se a distribuição das telhas de fibrocimento de 4 e 5 milímetros de espessura para as famílias que acionaram a Defesa Civil de imediato, ou seja, logo após a ocorrência do vendaval, que iniciou por volta das 16 horas.
No bairro Guadalajara, duas famílias atingidas residem nas ruas Inocêncio Alves de Brito e José Tolentino da Costa, junto à área da EMEB Oscar Schweitzer. Na casa da dona Catarina Rodrigues do Santos, o vendaval avariou o telhado provocando goteiras em vários cômodos. Já na residência de Sebastião Salul da Silva, onde moram quatro pessoas, as avarias também foram em parte do telhado.
“Já tinha ocorrido destelhamento na minha casa, uns meses antes deste novo vendaval, mas agora a chuva veio mais forte, com ventos e granizo, e as avarias foram bem maiores”, relata Catarina. Sebastião da Silva, tão logo cessou a chuva, ligou para o número 199, acionando a emergência da Defesa Civil. “As pedras quebraram oito folhas de Eternit”, disse o morador.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho e Divulgação