Garantia de acesso adequado à assistência médica aos pacientes com necessidade de tratamentos especiais ou de alta complexidade fora de sua cidade de origem, minimizando as barreiras geográficas e financeiras
- Marcação de consultas e exames – Agendar consultas e procedimentos médicos em hospitais de outras localidades, quando necessário.
- Transporte: Providenciar o transporte adequado para que o paciente possa se deslocar da sua cidade de origem até a instituição de saúde onde receberá o tratamento, seja por meio de veículos disponibilizados pela Secretaria da Saúde ou transporte terceirizado.
- Hospedagem e alimentação: Oferecer auxílio para hospedagem e alimentação, em casos de tratamentos que demandem internação ou estadias prolongadas comprovadas por solicitação médica em outras cidades de acordo com a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Suporte burocrático: Auxiliar o paciente na obtenção de autorizações e documentação necessária para a realização do tratamento fora de domicílio.
Resumidamente, oferta agendamento de consultas e exames, transporte para consultas/exames/cirurgias agendados via SUS, e ressarcimento para ajuda de custo em obediência à tabela SUS, quando pedido por protocolo. Estas competências do TFD visam garantir acesso adequado à assistência médica aos pacientes com necessidade de tratamentos especiais ou de alta complexidade fora de sua cidade de origem, minimizando as barreiras geográficas e financeiras.
São mais de 90 procedimentos, entre consultas de especialidades médicas, para cirurgias, bucomaxilofacial, avaliação de hemodiálise, reabilitação, transplante, endoscopia digestiva alta infantil, avaliação auditiva infantil (audiometria e emissões otoacústicas – EOA), avaliação para fornecimento de cadeira de rodas especial, histeroscopia diagnóstica, planejamento (braquiterapia), teste alérgico contato, videodeglutograma e videolaringoscopia em pediatria.
Exemplos de especialidades médicas para consulta: Cirurgia geral, oftalmologia – plástica ocular, cirurgia otorrinolaringológica (nariz/seios paranasais), cirurgia ginecológica, cirurgia vascular (varizes), em enfermagem – bariátrica e neurologia pediátrica.
70% dos atendimentos vinculados a agendamentos de transporte e solicitações de TFD
Uma média de 70% dos atendimentos do departamento de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) estão ligados a agendamentos de transporte e pedidos de TFD. As demais são dúvidas de fila de espera.
TFD e Cirurgias Eletivas – Portas abertas ao público oito horas direto
A seção de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) presta funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem interrupção no atendimento durante o horário de almoço. Está fisicamente situada junto à Central de Atendimento da Secretaria da Saúde, na rua Pereira Oliveira, s/n, Centro, em uma sala com seis mesas para atendimento. Oferece um serviço em anexo, o setor de Cirurgias Eletivas – Autorização, para solicitações de cirurgias e organização dos mutirões realizados em todo o Estado de Santa Catarina pela Secretaria de Estado da Saúde.
Oito funcionários
A subdivisão de TFD da Secretaria da Saúde de Lages conta com oito colaboradores, divididos entre cinco funcionários e três estagiários. Tem como responsáveis, a coordenadora de TFD e Solicitação de Cirurgias Eletivas, Rafaela Kaefer, e o diretor de Regulação e Controle (DRC), Rafael Floriani.
Indicadores e meios de contato
No site da Secretaria da Saúde constam os indicadores do TFD, atualizados mensalmente. São dados de agendamentos mensais para pacientes por especialidade, consultas, viagens, fila de espera por especialidade e tempo médio de espera em meses. Diretamente em Indicadores. Telefone e mensagens – 3251-7654 (ligações telefônicas)/3251-7641 (WhatsApp) e e-mail – tfd@saudelages.sc.gov.br.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Nilton Wolff