Estiagem: Prefeitura de Lages distribui mais de 60 mil litros de água potável para localidades do interior em 14 dias

Por Luiz Del Moura

Moradores do interior do município sofrem as consequências da estiagem desde novembro do ano passado. Para amenizar a situação, principalmente a falta de água potável para o consumo humano, a Prefeitura de Lages, providenciou a distribuição para as localidades mais afetadas. A ação foi uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Pesca, da Assistência Social e Habitação e a Defesa Civil Municipal.

No dia 26 de janeiro foi decretada Situação de Emergência no Município por conta da estiagem, através do decreto n° 19.450. “Não poderíamos ver o sofrimento das famílias, sem água potável, algo tão essencial para a sobrevivência, e não tomar as devidas providências. Acredito que conseguimos suprir as necessidades básicas e continuaremos fazendo enquanto a situação perdurar”, comenta o prefeito,AntonioCeron.

Segundo relatório expedido pela Defesa Civil, em duas semanas, de 24 de janeiro até dia 6 de fevereiro, foram entregues cerca de 61,5 mil litros d’água aos moradores. Nove comunidades do interior e outros dois bairros do perímetro urbano foram contemplados. Entraram no cronograma de entregas os bairros e as localidades de Chapada, Caetano Versa, Boqueirão, Asa Verde, Índios, Restinga Seca, Dimas, Raposo, Santa Terezinha do Salto, Pinheiro Seco, Salto Caveiras.

O cadastramento das famílias que necessitavam de água potável iniciou no dia 3 de janeiro, através da Secretaria de Agricultura e Pesca. Após, as secretarias envolvidas se reuniram com o prefeito em exercício, Juliano Polese (mês de janeiro), para iniciar uma ação de distribuição de água e organizar como o trabalho seria realizado de forma ágil, atendendo às necessidades de todos.

A distribuição aconteceu por meio de uma bolsa de vinil de 6 mil litros, adquirida pela secretaria de Agricultura e Pesca para que a água fosse transportada até as famílias. A água potável foi cedida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Lages. As equipes seguem realizando as entregas conforme a solicitação dos moradores.

Texto: Aline Tives/fotos: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

três × um =