Eventos em alusão ao “Outubro Rosa” e ao Dia do AVC foram realizados com sucesso

Por Luiz Del Moura

As atividades atléticas difundem a prática esportiva à comunidade, como forma de conscientizar a população sobre a importância do exercício físico para a saúde

A chuva deu uma trégua e os eventos esportivos programados para o domingo (29), realizaram-se com sucesso, com início às 7h, na Uniplac. O 4º Correndo do AVC e I Caminhada Rosa foram promovidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) e Prefeitura de Lages/Secretaria Municipal da Saúde. Os resultados dessas duas atividades atléticas estão publicados no site.

Exatamente às 7horas, partiram os atletas do 4º Correndo do AVC, nas provas de 5Km e 10km de percurso (masc. e fem.), do ponto de largada e chegada, localizado ao lado do centro de convivência da Uniplac.

Transcorrido o tempo de 16:58.66 chegava o vencedor dos 5Km, masculino, Deivid Moraes, ele que é da equipe AB Bike Fitness e completou a prova com velocidade média de 17,68.

Mais tarde, com um tempo de 21:25.62, e uma velocidade média de 14,01, completou a prova o atleta Mikael Antony Mota Cardoso. Com 28 anos de idade, policial militar, Mikael também é da equipe AB Bike Fitness. “Corro para manter o condicionamento físico em dia. Esta é a minha segunda prova. Ano passado fiz um tempo de 26 minutos. Veja que melhorei, comparado ao tempo de hoje”, disse ele.

Deivid corre e pratica outros esportes (natação, arte marcial, musculação) para manter a saúde em dia. “Correr faz parte de um estilo de vida que busca manter o físico e a mente sempre em atividades sadias e positivas”, acredita o atleta.

Para Renata Miranda, 31 anos, que também completou a prova dos 5Km (fem.), com tempo de 28:46.61, e velocidade média de 10,56, o importante desta atividade é “a qualidade de vida e saúde”. Ela treina corrida há um ano. “Pratico esportes desde criança”, contou.

O Dia Mundial do AVC é 29 de outubro e o mês de sensibilização feminina de prevenção e combate ao câncer de mama é o Outubro Rosa. “Estes eventos são muito importantes como forma de chamar a atenção da sociedade para esses dois graves problemas de saúde: Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o câncer de mama. E todos sabem que a prevençâo é sempre o melhor remédio”, comentou o secretário de Saúde, Claiton Camargo, que se fez presente na Uniplac para acompanhar todo o desenrolar das atividades atléticas.

Caminhada Rosa

Às 8 horas de domingo, outra atividade programada, iniciava do mesmo ponto de largada e chegada, localizado no pátio interno da Uniplac. Cerca de 200 pessoas participaram do percurso de 2,5 quilômetros.

Premiação

Foram premiados com troféus os três primeiros colocados na prova de corrida, em ambos os naipes e faixas etárias. As medalhas foram entregues para os atletas que completaram ambas as atividades.

Texto e fotos: Iran Rosa de Moraes

Leia também

Deixe um comentário

9 + 4 =