Gestores Municipais de Educação trocam experiências em encontro em Palmeira

Por Luiz Del Moura

Conhecer as estratégias de trabalho dos sistemas de ensino de Palmeira e Otacílio Costa. Foi o objetivo do encontro realizado na terça-feira (11), no Complexo Educacional Jussara Rodrigues da Cruz, em Palmeira. Secretários de Educação e membros da equipe técnica das secretarias de educação dos 18 municípios da região da Amures foram convidados para esta troca de experiências.

Iniciativa do coordenador do Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, professor Carlos Eduardo Moreira, o encontro buscou revelar como Palmeira e Otacílio Costa conquistaram excelentes resultados na Prova Brasil e no IDEB de 2019 e 2021, reconhecidos pelo Ministério da Educação e Tribunal de Contas de Santa Catarina.

“Conhecer e multiplicar essas boas práticas é um desafio para a educação na Serra Catarinense. Vemos que os procedimentos mais significativos nesses sistemas de ensino foram o monitoramento permanente da aprendizagem de estudantes com diagnóstico individualizado, a formação continuada para professores e diretores escolares e a melhoria da infraestrutura escolar de forma geral”, explica Carlos Moreira.

Ele observa, ainda, que a parceria pedagógica com as famílias dos alunos e o suporte técnico-pedagógico qualificado das secretarias de educação às escolas municipais, são ações que complementam os pilares que resultam nos bons resultados da Prova Brasil e do IDEB. O encontro desta terça-feira faz parte de um conjunto de ações coordenadas pelo Colegiado de Educação da Serra Catarinense para melhorar os resultados de desempenho dos alunos das escolas municipais.

Cabe ressaltar que há poucos dias o Secretário de Educação do Município de Sobral, Professor Herbert Lima, participou como palestrante do Seminário Regional de Educação na Serra, onde discorreu sobre procedimentos que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública. Naquele momento, Herbert Lima afirmou que, “é preciso também aprender com experiências locais e regionais para a conquista da excelência”. E foi com este objetivo que aconteceu o encontro e troca de experiências em Palmeira.

A próxima reunião do Colegiado de Educação está marcada para o dia 14 de junho na cidade de Correia Pinto, onde mais experiências de boas práticas serão apresentadas como forma de colaborar para melhoria da qualidade da educação na Serra Catarinense.

Leia também

Deixe um comentário

1 × 5 =