Governo do Estado dialoga com universidades sobre perspectivas da Ciência, Tecnologia e Inovação

Por Luiz Del Moura

Os desafios e as perspectivas da Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina foram abordados por representantes do Governo do Estado nesta quinta-feira, 23, em Chapecó. Durante a programação do 9º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe) da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SCTI) e Rede Catarinense de Centros de Inovação estiveram reunidos para dialogar, apresentar dados atuais do ecossistema de CTI e ouvir professores, pesquisadores e gestores das universidades.

A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, fez provocações aos professores, pesquisadores e gestores presentes, convidando para refletir sobre o seu fazer profissional, sobre como cada um pode contribuir de forma diferenciada com o ecossistema, sobre inovação e sobre diplomacia científica. Ela ressaltou também a relação que a Fapesc tem com as instituições de ensino, pesquisa e inovação e o quanto o trabalho desenvolvido está interligado.

“Diplomacia científica é o que estamos fazendo hoje. Se não tiver diplomacia não conseguimos construir políticas públicas para o futuro do cidadão para Santa Catarina. Se eu tenho diplomacia científica, vou em busca da cooperação técnica, que traz projetos e recursos. Diplomacia científica e cooperação técnica precisam caminhar juntas nas instituições. E a Fapesc entra nisso escutando todos e buscando o melhor em conexões, apoio e fomento”, afirma.

Leia também

Deixe um comentário

treze + treze =