Grupo de Combate ao Tabagismo celebra superação e conquista de participantes em Lages

Por Luiz Del Moura

Encontros promovem apoio, orientação e impulso para quem deseja parar de fumar, e fortalecem a qualidade da saúde da população

A Prefeitura de Lages realizou, na noite de quinta-feira (30 de outubro), o encerramento das atividades de mais uma edição do Grupo de Combate ao Tabagismo, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Cristóvão. A iniciativa faz parte das ações contínuas da Secretaria Municipal da Saúde destinadas à adoção de hábitos saudáveis e à melhoria da qualidade de vida.

Os Grupos de Combate ao Tabagismo oferecem acompanhamento médico, suporte psicológico e rodas de conversa, auxiliando as pessoas participantes no desafio de abandonar o uso, hábito ou vício do cigarro. As atividades deste grupo iniciaram em setembro deste ano, com 12 participantes.

O resultado é motivo de comemoração para a equipe de saúde, que destaca o impacto positivo do programa na vida das pessoas atendidas. “Os grupos representam uma importante porta de entrada para uma vida mais saudável. Atendem ao cuidado e a um pedido da prefeita Carmen Zanotto, que tem orientado nossa equipe a manter e ampliar ações como esta, voltadas à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida da comunidade lageana”, observa a secretária da Saúde, Susana Zen, ao pontuar, ainda, o compromisso da gestão municipal com a intensificação de medidas de prevenção e cuidado. A prefeita Carmen Zanotto estimula a retomada dos trabalhos dos grupos nas comunidades.

Envolvimento e determinação dos participantes durante todo o processo. “Acompanhar a evolução de cada pessoa foi muito gratificante. Com o apoio da equipe e o incentivo coletivo, cada encontro se tornou uma vitória”, salienta a responsável pelo acompanhamento do Grupo de Combate ao Tabagismo, a Agente Comunitária de Saúde (ACS), Patrícia Prestes.

É para celebrar mesmo! “Fumei desde os 15 anos e nunca pensei que conseguiria parar. Mas, o apoio do Grupo e dos profissionais fez toda a diferença. Hoje não consigo nem sentir o cheiro. Eu me sinto mais saudável e com mais disposição”, confessa Sueli Terezinha Ribeiro, participante do Grupo, ao compartilhar sua experiência.

Em breve será aberta uma nova turma do Grupo de Combate ao Tabagismo. As pessoas interessadas devem procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e informar-se.

Texto e fotos: Silvana Mateus

Leia também

Deixe um comentário