Em sessão solene realizada na noite de quinta-feira (11), no Plenário Nereu Ramos da Câmara de Lages, foi prestada homenagem aos músicos pela contribuição de ambos com a cultura local. O ato atendeu ao Projeto de Decreto Legislativo 010/2022, de autoria da vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa. Durante o evento, uma parte da história dos artistas foi lembrada em um áudio visual produzido pela equipe da TV Câmara.
Para Katsumi, proponente da homenagem, Paulinho e Victor contagiam as pessoas ao seu redor. “Eles são como dois anjos entre nós. Quando se aproximam parece que injetam uma força inexplicável, uma força de amizade e se individualmente são assim, juntos são uma potência. Estamos muito bem representados por eles que levam a nossa cultura por todos os cantos” conclui.
Durante as falas dos convidados o superintendente da Fundação Cultural destacou o comprometimento a alegria de Paulinho e Victor. “Estão sempre felizes, prontos a servir e fazem tudo com muito amor, tenho certeza que a Fundação está muito bem servida com os dois. São merecedores da homenagem e eu me sinto honrado em fazer parte desta história”, afirmou Gilberto Ronconi (Giba).
O músico Ivino Muniz falou da relação profissional e da amizade. “Para mim é uma honra falar desse amigo que é o Victor. Já estivemos tocando em vários lugares juntos, tenho imenso respeito pelo que ele e o Paulinho estão construindo, é carinho de irmão. A empreitada deles é grande e tenho certeza que muito bem quista”, disse ele.
O início da trajetória de Guazzelli foi lembrada pelo diretor teatral Ader Godoy. “Lembro dele, uns sete anos de idade, acompanhando seu saudoso pai. Um menino com uma gaita que quase se escondia atrás dela, tocava e cantava em frente a um supermercado; um dia parei o carro para vê-lo, eu queria saber quem era aquele menino e depois disso a vida nos colocou um no caminho do outro, fui o primeiro a apresentá-lo profissionalmente no Recanto do Pinhão”, recordou Ader.
Emocionado, Victor agradeceu a Deus, à vereadora Katsumi e os demais parlamentares, à família e os amigos. “Sozinhos não fazemos nada, não chegamos a lugar algum. Tudo que conquistei foi com a participação das pessoas que estão ao meu lado. Tudo se baseia em gratidão”, declarou.
Guazzelli dedicou o momento a todos os artistas. “Esta homenagem vai estendida a todos os amigos músicos, aqueles que amam a nossa cultura e vou guardar esse dia eternamente comigo. Seguirei meu trabalho alegre, com muito carinho e sempre feliz”, destacou.
Saiba mais sobre os homenageados
Paulinho Guazzelli é natural de Lages, formado em Publicidade e Propaganda pela Unifacvest e acadêmico de Jornalismo da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Divide-se entre a carreira artística e seu trabalho na Fundação Cultural de Lages, onde atua no Museu Histórico Thiago de Castro, contando a história de Lages aos visitantes.
Sua carreira musical teve início aos 12 anos de idade e o artista já participou de vários concursos e festivais como o de Acordeom, no Rodeio Internacional da Vacaria-RS, gravou 2 Cd’s e foi premiado com o grupo Entrevero Serrano na Sapecada da Canção Nativa em 2003 com a canção “Campeando Alçado”, popularmente conhecida como “Pega o Porco”, de autoria do amigo Eduardo Moreira. Participou do Programa do Ratinho, na SBT, divulgando o nome de Lages e região serrana, conquistando o público, os jurados e a premiação máxima do programa.
Victor Al Colombo também é lageano e começou sua carreira musical no ano de 2010 pelos hotéis fazenda da região serrana de Santa Catarina. Em 2012 foi escolhido o músico revelação no festival “Paçoca da Canção Nativa” no município de Capão Alto/SC. Com os colegas do Trio Serrano, junto com Ivino Muniz e Anderson Silva, conquistaram o primeiro lugar no festival “Viva a Serra”, na cidade de Urupema/SC.
Em 2019 passou a fazer parte da equipe de servidores da Fundação Cultural de Lages, onde participa com o colega Paulinho de diversos eventos oficiais da Prefeitura. No mesmo ano tornou-se integrante da comitiva de divulgação da Festa Nacional do Pinhão. A dupla se apresenta em eventos que contam com a parceria da Fundação Cultural e fazem trabalhos sociais voluntários em ONG’s como a Apae, hospitais, asilos, centros de tratamento como o Caps e de assistência social (Cras) e outros.
Fotos: Bruno Heiderscheidt
Por Alex Branco – Jornalista