Hospital de Anita Garibaldi realiza mutirão de consultas e exames pelo CISAMURES

Por Luiz Del Moura

Numa parceria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amures – CISAMURES, deputada federal Carmen Zanotto e a prefeitura de Anita Garibaldi, 600 exames de endoscopia e colonoscopia estão sendo realizados no Hospital Frei Rogério. O mutirão é inédito e tem previsão de se estender em 2023 para reduzir as filas de espera represadas.
O diretor do hospital Gabriel Stanck participou da reunião da Amures, semana passada, em Bom Retiro, onde explicou o andamento dos procedimentos e agradeceu aos prefeitos pela parceria. “Num único dia foram realizados 37 exames, sendo 22 endoscopias e 15 colonoscopias. Desses, 27 casos são suspeitos de câncer e 5% deles, confirmados diagnóstico. São procedimentos importantes para poder tratar corretamente essas pessoas”, explicou.
Os recursos para viabilizar esse e outros mutirões são de emenda parlamentar de R$ 3.253.613,00, que a deputada Carmen Zanotto destinou para desafogar as demandas reprimidas dos municípios abrangidos pelo CISAMURES.O presidente do consórcio de saúde, prefeito de Rio Rufino Erlon Tancredo Costa – Kedo, disse que os resultados que estão sendo obtidos em Anita Garibaldi, são frutos das parcerias em busca de serviços, pois as clinicas que ofertam esses exames na região já fazem parte do CISAMURES, e ainda assim existe a necessidade de ampliar essas ofertas.
“Neste caso com o Hospital Frei Rogério, uma equipe médica de Joinville fez credenciamento para os serviços e o hospital adequou a estrutura de acordo com as exigências”, observou Kedo. De imediato, serão 300 exames de endoscopias digestivas alta e 300 exames de colonoscopias.
Na região, a demanda represada de pacientes é estimada em cerca de 3 mil pessoas na fila de espera. Em Anita Garibaldi, foi comprado inclusive o pernoite dos pacientes no hospital para os exames de colonoscopia, que exige uma preparação específica de higienização de intestino antes do procedimento. Foi montado uma rede para definir fluxos de atendimentos para que esses pacientes sejam atendidos de maneira humanizada e resolutiva.
Considerada uma das parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, Carmen Zanotto disse que, a saúde das pessoas está entre suas prioridades. “Precisamos diminuir a fila de espera para exames, consultas e cirurgias que aumentaram com a pandemia. É gratificante saber que o recurso que destinei está contribuindo com a melhoria da saúde.

Leia também

Deixe um comentário

treze − 4 =