Hospital Nossa Senhora dos Prazeres encerra ciclo do projeto Lean nas Emergências

Por Luiz Del Moura

Após um ano de capacitações e melhorias, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) concluiu, neste mês de setembro, o projeto Lean nas Emergências, iniciativa que buscou reduzir a superlotação, otimizar processos e ampliar a qualidade do atendimento na emergência.

O projeto foi promovido pelo Ministério da Saúde por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) e teve início em setembro de 2024. Ao longo de 12 meses, o principal objetivo foi transformar o atendimento de emergência, diminuindo o tempo entre a chegada do paciente e o primeiro atendimento médico, otimizando a utilização dos leitos e garantindo maior agilidade nos fluxos assistenciais.

Durante esse período, a equipe do HNSP participou de treinamentos especializados em Lean Healthcare, que abordaram ferramentas como mapeamento do fluxo de valor (VSM), Kanban (gestão visual de processos), Huddle (reuniões rápidas de alinhamento), 5S (organização e padronização do ambiente de trabalho), plano de ação 5W2H (definição de estratégias a partir de perguntas-chave), protocolo de capacidade plena (PCP), além de conteúdos sobre gestão de alta performance em emergências. Também foram realizadas atividades práticas, como estudo de indicadores, implementação de estratégias de melhoria contínua e encontros voltados ao aprimoramento do uso do Kanban.

Os consultores do projeto destacaram a evolução alcançada pelo HNSP: “Estou extremamente feliz com essa nossa passagem pelo HNSP. E tenho muito orgulho de dizer ao Ministério da Saúde que fizemos a diferença! E fizemos a diferença porque vocês estiveram conosco. Levar essa trajetória com vocês é inspirador.”, relata Paulo Cortez, Consultor Lean nas Emergências.

Já para Marcela Silva, Consultora Lean nas Emergências, o tempo que passaram no HNSP foi muito marcante. “Tivemos momentos árduos de construção, mas nosso propósito é justamente esse: levar o SUS de uma forma melhor, para mais pessoas. Vocês tornaram esse processo inspirador, e com certeza usaremos o HNSP como case de sucesso”.

A metodologia Lean, aplicada originalmente na indústria, se baseia em princípios como melhoria contínua, foco no valor para o paciente, eliminação de desperdícios e criação de fluxos mais ágeis e eficientes. Na saúde, ela tem se mostrado uma solução eficaz para desafios como longos períodos de espera, baixa rotatividade de leitos e falhas de processo.

Com o encerramento do ciclo, o HNSP reafirma seu compromisso em integrar um movimento nacional voltado à qualificação do atendimento, mostrando que eficiência e cuidado caminham juntos. Mais do que otimizar fluxos, o projeto reforçou a missão institucional: cuidar de vidas com agilidade, qualidade e segurança.

Texto e Fotos: Vitória Marques Bittencourt | Assessora de Imprensa – Hospital Nossa Senhora dos Prazeres – HNSP

Leia também

Deixe um comentário