O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
A construção de uma nova sede foi iniciada, com recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada federal e prefeita eleita em Lages, Carmen Zanotto, em terreno da prefeitura. Foram investidos um total de aproximadamente R$ 700 mil na obra, com recursos federais, estaduais e próprios do Município. “Muitas pessoas não conseguem superar seus problemas sozinhas, e é para dar este suporte que existe o poder público. Que esta casa sirva de amparo às pessoas que mais precisam. Agradeço à equipe da prefeitura, que esteve sempre de portas abertas para atender às necessidades da população e devolver a dignidade a estas pessoas”, reforça o prefeito Antonio Ceron.
Desde sua implantação, em 2008, o Creas I tem se consolidado como um ponto de acolhimento e escuta qualificada para aqueles que mais necessitam. Em 2014, devido ao aumento significativo de atendimentos, a unidade mudou para um imóvel alugado. “É uma alegria conquistar um espaço próprio e adequado para atender a comunidade, saindo do aluguel. Pessoas que chegam até nós já estão muito sofridas e precisam encontrar uma equipe preparada para dar esse amparo”, comenta a secretária Cláudia.
Serviços e especialidades à serviço da população
O Creas I desempenha um papel fundamental ao oferecer serviços especializados, como o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e o Serviço Vida Nova, voltado ao atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Esses serviços são essenciais para garantir o acesso das famílias e indivíduos a seus direitos, promovendo a reconstrução de vínculos familiares e comunitários e a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos atendidos.
A criação do Creas I em Lages foi um compromisso firmado pelo município ao aderir ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a missão de oferecer atendimento qualificado à população em situação de ameaça ou violação de direitos.
Atualmente atende 110 famílias através do Paefi e 45 adolescentes no Serviço Vida Nova, com uma equipe composta por quatro assistentes sociais, três psicólogos, um educador social, um coordenador, administrativo, auxiliar de serviços gerais e motorista.
Texto: Aline Tives
Fotos: Fábio Pavan