Obras acontecem em novo trecho, no sentido que vai desde a avenida Presidente Vargas até a avenida Duque de Caxias. Serviços são executados pela própria Secretaria de Obras e Infraestrutura e devem prosseguir até sábado (13 de setembro)
A Prefeitura de Lages já está trabalhando na segunda etapa da revitalização asfáltica da avenida Belisário Ramos, a Carahá. Após finalizar o trecho 01 em apenas 15 dias, as equipes se concentram agora na continuidade das obras, na margem esquerda do Rio Carahá, no sentido que vai desde a avenida Presidente Vargas até a avenida Duque de Caxias. As atividades nesta terça-feira (9 de setembro) iniciaram com a fresagem, ou seja, a retirada do pavimento deteriorado com maquinário específico, para ajustes da nova base e camadas asfálticas.
A Avenida Carahá passa por 15 bairros de Lages e boa parte do pavimento está em condições precárias de trafegabilidade e segurança. “Além de absorver o trânsito diário com fluxo intenso de veículos, nossa Carahá tem enorme importância cultural e histórica. Faz parte da identidade da nossa Lages. Com muito trabalho, estamos retomando as condições ideais desta via essencial”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.
Sem a devida manutenção nos últimos anos, a avenida Belisário Ramos voltou a receber diversas melhorias nesta gestão. Desde o início de 2025 a Prefeitura já efetuou obras de drenagem e operações tapa-buraco em sua extensão. Agora, com os projetos de contenção de encostas e recapeamento asfáltico em curso, a qualidade da avenida estará restabelecida até que uma intervenção mais ampla, prevista para os próximos anos, aconteça.
Executado pela própria Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura, o recapeamento tem investimentos de R$ 4 milhões, oriundos do Governo do Estado. “A recomposição do pavimento asfáltico era fundamental. Contudo, o projeto de revitalização completa prevendo novas redes de drenagem e dispositivos de escoamento pluvial, assim como a contenção dos frequentes desmoronamentos e a nova camada asfáltica total, está em análise de projetos e levantamento dos recursos necessários”, antecipa o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado.
A recuperação viária em andamento na Avenida Carahá acontece por etapas, em um dos sentidos, alcançando a extensão total de 4,8 quilômetros entre a rua Frei Gabriel e a avenida Dom Pedro II. A primeira delas foi concluída em apenas 15 dias, desde a rua Frei Gabriel até a avenida Presidente Vargas. Agora, o trabalho se concentra no trecho entre a avenida Presidente Vargas e a avenida Duque de Caxias. Logo após, será a vez da terceira etapa: Da Duque de Caxias até a rua Fausto de Souza, na altura do Bar do Gordo. Na sequência, virá o trecho 04, que abrange desde a rua Fausto de Souza até a Gonçalves Ledo. E, por fim, a última etapa, da Matheus Junqueira até a avenida Dom Pedro II.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Fábio Pavan