O serviço acontece três vezes por semana nos bairros da cidade e diariamente na região central, inclusive aos domingos. Para pedidos e reclamações os contatos de plantão 115 e WhatsApp (49) 3380-3100 da Semasa estão disponíveis à população
Diante disso, houve a otimização e ampliação dos serviços e, conforme aponta o vice-prefeito e diretor-presidente da Semasa, Jair Junior, a medida foi fundamental para garantir a celeridade dos trabalhos. “Hoje a coleta de lixo está dentro da normalidade em Lages, seguindo o itinerário predefinido que abrange todas as regiões da cidade. Desta forma nenhum bairro fica desassistido, porém é necessário haver a colaboração da comunidade que deve ficar atenta aos dias e turnos de coleta”, explica.
A empresa CTA Empreendimentos é a responsável pela coleta de lixo em Lages e, a pedido da Semasa, encaminhou o mapa do itinerário e, junto à Seplam, entendeu-se a necessidade de readequar o roteiro. Na área central os resíduos são recolhidos diariamente, já nos bairros da cidade três vezes por semana, de acordo com o cronograma.
Entende-se por região central, além do Centro da cidade, adjacências como o bairro Brusque, toda a extensão da avenida Presidente Vargas, avenida Luiz de Camões, no bairro Coral e a avenida Marechal Floriano. “Para esta parte do itinerário, além de ser feita diariamente, a coleta acontece sempre após às 18 horas, por isso o nosso apelo para que as pessoas coloquem o lixo nas ruas somente após este horário. Essa medida é essencial para que a cidade mantenha o aspecto de limpeza e organização”, especifica Jair.
Nos demais pontos da cidade, com a coleta feita três vezes por semana, o vice-prefeito aponta que as segundas e terças-feiras são os dias mais críticos, devido ao grande volume de resíduos produzidos ao longo dos fins de semana. “As equipes trabalham intensamente para garantir que todo o lixo seja recolhido, porém é fundamental que haja o entendimento acerca desta questão já que, por vezes, nestes dias específicos, a coleta seja mais demorada”, esclarece.
Na região central acontece diariamente durante a noite, inclusive aos domingos com a coleta junto aos contentores de resíduos espalhados em praças e avenidas, além das residências e comércio. “Pedimos para que as pessoas coloquem o lixo nas lixeiras em frente às suas casas no horário mais próximo do turno em que o caminhão costuma passar para que o tempo de exposição dos resíduos seja o menor possível”, enfatiza o vice-prefeito.
A coleta de lixo regular e permanente é uma das atividades mais importantes na gestão de resíduos e, para isso, hoje Lages conta com uma frota de nove caminhões compactadores. “Com essa frota conseguimos cobrir a cidade, otimizando o custo de operação de acordo com os valores da taxa de lixo. Além do investimento e infraestrutura adequada por conta do Município, é necessário haver a conscientização da população sobre a importância da separação correta dos resíduos”, ressalta Jair.
Fique atento ao itinerário
Os dias de coleta para cada região são fixos e os horários definidos por turno, por isso, conforme o volume de resíduos, pode haver oscilação nestes horários. Desta forma, o itinerário que geralmente leva três horas para ser feito na quarta-feira, por exemplo, na segunda-feira pode levar cerca de seis ou oito horas.
Segundas, quartas e sextas-feiras, MANHÃ: Às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã os caminhões passam pelas seguintes regiões: Conta Dinheiro, Frei Rogério, Sagrado Coração de Jesus, São Francisco, Caroba e Morro do Posto.
- Conta Dinheiro: Passo Fundo, Vila Maria, Maria Luiza, Guadalajara, Jardim Celina e parte do Conta Dinheiro;
- Frei Rogério: Guadalupe, Vila Camboni, Frei Rogério e parte do Conta Dinheiro;
- Sagrado Coração de Jesus: parte do bairro Coral entre a avenidas Luiz de Camões e Presidente Vargas, rua Valmor Ribeiro e rua Humberto de Campos;
- São Francisco: São Pedro, Gralha Azul, São Francisco, São Paulo, Beatriz, Morro do Posto e Vila dos Cabos;
- Caroba: Boqueirão, Caroba, Santa Mônica e Cidade Alta;
- Morro do Posto: Parte do Gralha Azul, Caroba, Vista Alegre, Acesso Norte, Nossa Senhora Aparecida, CDL, Restinga Seca, Jardim das Camélias e Zamboni;
Segundas, quartas e sextas-feiras, TARDE: Já no período da tarde, a coleta atende as regiões dos bairros: Tributo, Guarujá, Gethal, Vila Mariza, Penha e CCZ.
- Tributo: Pisani, Cristal, Vila esperança, Tributo, Moradas Lages, parte do Guarujá – avenida 31 de Março e ruas Henrique Silva e Dias Velho e bairro Bates;
- Guarujá: Posto Peruzzo, Morada do Sol e Guarujá;
- Gethal: Santa Maria, Gethal, Dom Daniel e São Vicente;
- Vila Mariza: Parte do Coral no trecho entre as avenidas Presidente Vargas e Luiz de Camões e ruas Humberto de Campos, Campos Sales e Senador Salgado Filho, além dos bairros Jardim Cepar, Jardim Panorâmico e Vila Mariza;
- Penha: bairros São Miguel e Penha e loteamentos Itapoã e Nadir;
- Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): Penha, loteamento Verdes Campos, condomínio Aspen e CCZ.
Segundas, quartas e sextas-feiras, NOITE: São Cristóvão, parte do Coral entre a rua Humberto de Campos, avenida Luiz de Camões, Rua Valmor Ribeiro e avenida Presidente Vargas.
Terças, quintas-feiras e aos sábados, MANHÃ: a coleta acontece nos bairros Petrópolis, Bela Vista, Santa Helena, Santa Rita, Santa Catarina e Promorar.
- Petrópolis: Ipiranga, Petrópolis e Boqueirão (parte baixa);
- Bela Vista: Promorar, Bela Vista, Área Industrial e Santa Cândida;
- Santa Helena: ruas Anápolis, Sete de Setembro, Matheus Junqueira e avenida Belizário Ramos;
- Santa Rita: Maria Angélica, parte do São Luiz, Preá, Santo Antônio, Centenário e Santa Rita;
- Santa Catarina: Santa Clara, Novo Milênio, Araucária, avenida Santa Catarina sentido Centro;
- Promorar: condomínios do bairro Promorar, Presídio Regional, Cruz de Malta, Upa, CAV, Areal e Querosene.
Terças, quintas-feiras e aos sábados, TARDE: Triângulo, São Luiz, Habitação, Caravágio, Popular, Morro Grande.
- Triângulo: Golin, Santa Helena entre as ruas Anápolis, Sete de Setembro, avenida Santa Catarina e Belizário Ramos e Triângulo;
- São Luiz: Vila Nova, Morro Grande, São Luiz e Bom Jesus;
- Habitação: Parte da Várzea na avenida Antonio Ribeiro dos Santos e rua Cirilo Vieira Ramos e bairro Universitário até a avenida Castelo Branco;
- Caravágio: Parte do Universitário a partir da avenida Castelo Branco, parte do São Cristóvão entre as avenidas Dom Pedro II e Brasil, bairros Caravágio, Ferrovia e entorno da empresa Binotto;
- Popular: Caça e Tiro, parte do Várzea a partir da Antonio Ribeiro dos Santos, Stringari e bairro Popular;
- Morro Grande: Santa Helena, Morro Grande, Ponte Grande, CAV, Parque de exposições Conta Dinheiro, Beco do Jones e bairro Ferrovia.
Terças, quintas-feiras e aos sábados, NOITE: Bairro Copacabana
- Centro (domingos): Luiz de Camões, Av. Presidente Vargas e contentores (região central).
- Coleta diária: Bairro Brusque, Centro, Marechal Floriano até a rotatória do bairro Triângulo; Avenida Luiz de Camões até o posto Rex e avenida Presidente Vargas.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Fabio Pavan