Lageanos caem na folia em noite de carnaval

Por Luiz Del Moura

Seis blocos e duas escolas de samba desfilaram e animaram o público presente na noite deste sábado

A noite deste sábado (3) foi de muito brilho, diversão, tradição carnavalesca, samba no pé e confraternização entre amigos no desfile de carnaval de Lages. O encontro reuniu gerações, pessoas de todas as idades, apaixonadas pelo Carnaval e que não deixam este espírito de alegria morrer. Lageanos e lageanas lotaram a rua Archilau Batista do Amaral, em frente à Pracinha da Cultura (Praça do CEU) no bairro Universitário, para ver o desfile de blocos e escolas de samba.

O Carnaval conta com o apoio da Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages, Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Diretran, Diretoria de Turismo e Mercado Público de Lages, que também tem uma programação especial.

A abertura foi com a Banda Liga Abadah, que ditou o ritmo da folia até por volta das 21h, quando começaram os desfiles. Seis blocos organizados passaram pelo local, contagiando o público com as famosas marchinhas de carnaval e o entrosamento de seus integrantes, que esbanjaram energia, dança e musicalidade noite a dentro. O encerramento ficou por conta da Escola de Samba Leões da Serra, com adereços, figurinos e samba enredo que lembraram os tempos de carnaval oficial na cidade.

O bloco Resenha, o maior em número de integrantes, está no segundo ano de desfile e contou com a participação especial da Escola de Samba Protegidos de São Carlos. Cerca de 300 pessoas desfilaram pelo bloco e pela escola, que levou dois carros alegóricos e uma bateria com 45 componentes.

O samba enredo, com letra de Suellen Moraes e adaptação, música e melodia de Antonio Lugon, homenageia o artista plástico, cenógrafo e carnavalesco lageano, Odilon Luiz Vieira, que faleceu no final do ano passado, aos 60 anos vítima de infarto. Além de ser o responsável pela criação do figurino das Gralhas da Festa do Pinhão e também pelos principais artigos da decoração natalina na cidade por tantos anos, Odilon era um apaixonado pelo carnaval e sempre contribuía com seus bonecos e adereços, fazendo parte da Protegidos de São Carlos. Três bonecos gigantes feitos pelo artista plástico, compuseram os carros alegóricos da escola de samba e os integrantes do bloco vestiram camisetas personalizadas e bandeiras em homenagem ao artista.

Uma novidade do Bloco Resenha foi a participação de um mestre-sala e porta-bandeira de Joaçaba, uma das cidades com o maior carnaval de Santa Catarina. “Cumprimos a missão com um sentimento de gratidão, principalmente a todos os blocos que juntos fizeram uma festa tão bonita para nossa cidade, resgatando o carnaval lageano”, comenta Eberson Sauceda (Giraia), coordenador do bloco.

Meses de preparação e expectativa para a época mais divertida do ano

Para que tudo esteja impecável e bonito no desfile, são meses de preparação de figurinos, fantasias especiais, adereços, carros alegóricos e composições de sambas para a grande noite de carnaval. São algumas horas de desfile, e muito tempo de produção e expectativas que antecedem.

A Escola de Samba Protegidos de São Carlos, que completa 40 anos de história, conta atualmente com 800 pessoas filiadas. No desfile, participou com 150 integrantes, a maioria moradores do bairro Habitação, um dos bairros mais tradicionais no carnaval de Lages.

Uma equipe de figurinistas é responsável por dar vida ao tema escolhido a cada ano, com muita criatividade nas fantasias e adereços que trazem cor e ineditismo ao desfile. “Buscamos sempre enriquecer o desfile e por isso não reutilizamos as fantasias de um ano para o outro, nem mesmo pedimos as sobras de escolas de outras cidades. Renovamos tudo, conforme o tema e mostramos toda nossa criatividade, pois é isso que encanta as pessoas e surpreende a cada edição. Quando chega esta época, nos entregamos totalmente para o Carnaval”, comenta o presidente, Luiz Lima Lins.

Luiz é um dos carnavalescos mais antigos da cidade, envolvido na festa mais popular e democrática do país há cerca de 50 anos. “Para mim o Carnaval é algo muito sério, que exige compromisso e dedicação. Nossa escola é aberta a quem quiser participar, por isso é a maior da cidade em número de componentes, mantendo a tradição do carnaval em Lages”, diz.

Encontro de gerações e a paixão pelo Carnaval

Cada uma das escolas e blocos de carnaval são responsáveis pelas próprias fantasias e figurinos e dedicam tempo e muita paixão pelo que fazem. A maioria vem de famílias de carnavalescos, que mantém viva a tradição. Desde crianças aprendem a amar o carnaval e se tornam, desde cedo, mestres-salas, porta-bandeiras e carregam consigo o orgulho de pertencer a uma escola.

O Bloco Família Lima é um exemplo disto. Surgiu no ano de 2023, mas os Limas têm participado dos carnavais lageanos a décadas. Desde a época do Bloco Bola Preta e seus ancestrais já se faziam presentes. Após a participação como bateria em dois blocos locais emergiu o brilho e a vontade carnavalesca de participar do carnaval 2024 com um bloco próprio.

O bloco, com 200 componentes, representa a união de gostos diversos, sejam eles futebol, voleibol ou o próprio carnaval, a festa mais colorida e animada do ano. Eles desfilaram na noite de sábado nas cores azul e dourado, em três alas, e trouxeram muita alegria e samba no pé homenageando sua própria história. “Fizemos um momento único, cheio de descontração, euforia e alegria para o público em geral energizando as novas gerações ao amor pelo nosso carnaval. Carnaval é só uma vez no ano, por isso aproveitamos ao máximo, com responsabilidade”, comenta um dos integrantes, Luciano Lima.

Confira os blocos que passaram pelo desfile

Bloco da Família Lima;

Bloco do Manequinha;

Bloco dos Gregas;

Bloco Resenha;

Bloco dos Beiçudos;

Bloco do Pé;

Escola de Samba Leões da Serra

 

Programação completa do Carnaval em Lages

  • 09 de fevereiro

19h – Show no Mercado Público com Mariza Bunn (esquenta de Carnaval)

20h30 – Show no Mercado Público com Bloco do Manequinha

  • 10 de fevereiro

6h – Desafio 24h de Carnaval Revezamento de Corrida, Caminhada e Bike

Local: Cruzamento das Avenidas Belizário Ramos e Dom Pedro II (Posto Raid)

Inscrições pelo link: http://tinyurl.com/inscricoesdesafio

 

19h – Show no Mercado Público com Neo Brazil (esquenta de Carnaval)

20h30 – Show no Mercado Público com Bloco dos Beiçudos

  • 11 de fevereiro

15h – Show no Mercado Público com Banda Liga Abadah

  • 12 de fevereiro

19h – Show no Mercado Público com Banda Liga Abadah Carnaval

20h30 – Show no Mercado Público com Protegidos de São Carlos e Bloco Resenha

  • 13 de fevereiro

15h – Carnaval Infantil no Mercado Público

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Câmara de Vereadores de Lages e Nilton Wolff

Leia também

Deixe um comentário

15 + 10 =