Lages 256 anos: a história da evolução da tecnologia em miniaturas em madeira

Por Luiz Del Moura

Iniciou nesta segunda-feira (21 de novembro) no Mercado Público de Lages a exposição temática “A Evolução Tecnológica em Miniaturas de Madeira” do artista, projetor e idealizador de móveis Darci Figueiró de Jesus Dutra (68 anos), auxiliado pelo colega e professor Nivaldo Varela.
Seu Darci é natural de Anita Garibaldi e há mais de 40 anos reside em Lages. Antes, estudou no estado do Paraná e prestou serviço também em Rondônia, atuando na área de educação nas áreas de Tecnologia agrícola e tecnologia industrial. Aposentado, recentemente formalizou a empresa Tramato, especializada em móveis planejados para indústrias, residências e comércio.
Ele possui objetivos mais educacionais e inclusivos do que propriamente a arte. “Eu gosto de contar a nossa história através daquilo que eu sei fazer. Meu objetivo é que as pessoas, principalmente as crianças possam conhecer como tudo era antes, a importância da madeira na sociedade desde a formação dos nossos povos até hoje. O trabalho nasceu de estudos, pesquisas e vivência. Importante citar a colaboração do meu amigo, o professor Nivaldo”.
Uma linha do tempo reproduzida em miniaturas de madeira
Quem prestigiar a exposição do seu Darci, irá perceber uma cronologia de momentos da história representadas em ações de mulheres e homens e os seus trabalhos evoluindo a cada representação em madeira. A jornada inicia com a chegada dos imigrantes europeus no Brasil e o serviço nos campos e na formação das cidades com o uso da água e fogo como fontes de energia, passa pelas revoluções trabalhistas e industriais, a mecanização, apresenta novas tecnologias de transporte urbano, as empresas de laminação, produção de chapas e a geração de novas energias, as limpas, renováveis e sustentáveis.
O primeiro visitante da exposição foi Arthur Landskron, de 8 anos de idade. Ele foi acompanhado pela avó Julieta Terezinha Arruda Corrêa, 71 anos, artesã. Arthur teve a honra de ser atendido e guiado pelo seu Darci, que explicou detalhadamente cada etapa da exposição e mostrou para Arthur diversas representações de equipamentos antigos que o jovem nunca tinha ouvido falar. “Dessa maneira conseguimos a atenção das crianças, mostramos a elas as nossas origens e onde chegamos”, diz Darci.
Exposição com a história do Mercado Público continua no Mercado
Organizada pela equipe do Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC) e instalada na reinauguração do Mercado Público em 4 de dezembro de 2021, a exposição que conta a história do Mercado passou para o hall superior do Mercado dando lugar ao trabalho de Darci. Segundo o curador de exposições da Fundação Cultural de Lages, Celso Cruz, “A Evolução Tecnológica em Miniaturas de Madeira”, de Darci Dutra é uma exposição de longa duração que permanecerá até 30 de junho de 2023.

Por Fabrício Furtado

Leia também

Deixe um comentário

treze − quatro =