Lages entre as melhores na dança da América Latina

Por Luiz Del Moura

Street Dance (Danças Urbanas) da Escola de Artes volta super premiada da Argentina em competição internacional A madrugada de terça-feira (28), marcou a chegada da vitoriosa delegação de bailarinas e bailarinos do Street Dance (Danças Urbanas) da Escola de Artes Elionir Camargo Martins – equipamento cultural da Prefeitura de Lages e Fundação Cultural – em Lages. Exatamente às quatro horas e quarenta e oito minutos, o ônibus que percorreu mais de 3.600 quilômetros desde a saída no dia 23 entre Lages e Córdoba na Argentina, estacionou em frente à Catedral Diocesana de Lages onde familiares dos bailarinos aguardavam com balões, faixas e cartazes e gritos de “É, campeão!”.

O grupo participou da edição 2023 da fase latino-americana do Union Dance Festival, e lá, conquistaram destaque em todas as categorias que participaram, inclusive com os prêmios de melhor coreografia Estrangeira para “Baile de Favela”, e de melhor coreógrafa da competição para a instrutora Bruna Osorio.Veja as conquistas do Street Dance da Escola de Artes

  • 4ª colocação com a bailarina Maria Victoria na categoria solo com a coreografia “UFO”
  • 1ª colocação com o trio Fernanda Ribeiro, Laura Samili de Matos de Moura e Raissa dos Santos Lima com a coreografia “Limbo”
  • Vice-campeã da América Latina no Festival para “Baile de Favela”, categoria Mega Crew, com 80,50 pontos
  • Prêmio de melhor coreógrafa para a instrutora Bruna Osorio, e prêmio de melhor coreografia estrangeira

Segundo Bruna, as conquistas passam pela dedicação das bailarinas e bailarinos, o apoio dos pais e familiares, equipe da Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural de Lages e a torcida lageana. “Alegria imensa compartilhada com a nossa equipe que fez o melhor para essas conquistas. Uma experiência incrível estar em solo estrangeiro e mostrar o nosso trabalho para outras escolas e outro público, e também absorver todo aprendizado que o intercâmbio proporciona para nós”, comenta.

Para Giba Ronconi, superintendente da Fundação Cultural de Lages, os bons resultados eram esperados, pois há um grande compromisso pela dança na Escola de Artes e em todos os seus cursos. “Pela dedicação e empenho da Bruna e seus bailarinos, já imaginávamos que trariam bons resultados. Porém, celebramos colocações e troféus de destaque, o que comprova o trabalho realizado na Escola de Artes e nos polos espalhados pelas comunidades da cidade. Temos que agradecer imensamente também à nossa equipe na viagem formada pela Letícia Costa, coordenadora da Escola, a Verônica Floriani e ao Jackson. Muito importante também a nossa gratidão aos pais e familiares que se somaram ao nosso apoio e incentivo na viagem e ao prefeito Antonio Ceron que foi nosso principal facilitador para a nossa presença no festival”.

O próximo compromisso dos campeões será nesta quarta-feira (29), nas apresentações do “Mostra Arte, Lages!” no ginásio Jones Minosso a partir das 19 horas juntamente com as demais turmas de Danças Urbanas da Escola de Artes.Texto: Fabrício FurtadoFotos: Letícia Costa, Bruna Osorio

Leia também

Deixe um comentário

dez + 6 =