Lançado Reuni Challenge, maior evento de empreendedorismo universitário do Brasil

Por Claudio Santos

Iniciativa do Orion Parque Tecnológico, o REUNI Challenge, maior evento de empreendedorismo universitário do Brasil, reuniu universidades, poder público e parceiros na Associação Catarinense de Tecnologia Acate, em Florianópolis para o lançamento oficial da edição 2023.  As inscrições para o evento que ocorre em Lages entre os dias 13 e 16 de setembro estão abertas, de forma gratuita, e podem ser acessadas através do site www.projetoreuni.com.br

Juntos por um propósito em comum: fortalecer o cenário de empreendedorismo universitário de todo o Brasil. Reitores de universidades de todo o estado de Santa Catarina, representantes do Orion Parque Tecnológico, governos municipal e estadual reuniram-se para o lançamento da edição do REUNI Challenge 2023. O evento ocorreu na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis, na tarde desta terça-feira, 4 de julho.

O REUNI Challenge é uma competição de empreendedorismo universitário que visa estimular e apoiar estudantes na criação e desenvolvimento de projetos e ideias empreendedoras. Durante o desafio, equipes de alunos têm a oportunidade de apresentar suas propostas de negócios inovadores, recebendo orientação e mentoria de especialistas na área.

Além de premiar as ideias mais promissoras com recursos financeiros para sua implementação, o REUNI fomenta o empreendedorismo entre os universitários e contribui para o desenvolvimento de soluções e projetos que possam impactar positivamente a sociedade. O evento traz uma novidade para esse ano, universitários do país todo poderão se inscrever e participar desta que promete ser a maior de todas as edições do evento que será presencial, em Lages, Santa Catarina entre os dias 13 e 16 de setembro.

Durante o encontro, foram apresentadas as principais propostas do REUNI e resultados alcançados ao longo das últimas quatro edições. O coordenador do evento, Salomão Eineck, aproveitou o momento para reforçar a necessidade do engajamento das universidades brasileiras em uma iniciativa como esta. “Hoje chancelamos a abertura das inscrições e damos início ao movimento em nível nacional. Também entendemos que, para proporcionar a experiência REUNI Challenge em seu potencial para os acadêmicos, precisamos do verdadeiro engajamento das universidades de todo o país”.

A boa notícia é que nas universidades o movimento de participação no REUNI, em 2023, já iniciou. “Gostaria de parabenizar a equipe que está realizando o evento neste ano. Com certeza a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) irá participar desta edição, inclusive já estamos nos organizando e incentivando nossos acadêmicos para que participem desta experiência”, afirma o reitor da Udesc, Dilmar Baretta,

A ideia desta nova edição é ampliar ainda mais o alcance do evento e oferecer a oportunidade para que outras universidades do Brasil também possam participar da experiência. “O programa tem muito sucesso e cresce a cada ano. Nós, representantes do poder público, vemos com ótimos olhos essa iniciativa. Este é um evento que, além de trazer muitas oportunidades aos acadêmicos, também desenvolve nossa região por meio de novos negócios gerados”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Álvaro Joinha.

O REUNI conta com o apoio e incentivo do Governo do Estado de Santa Catarina. “Por orientação do governador, Jorginho Mello, estamos focados no desenvolvimento regionalizado. Ações como o Projeto REUNI, nos ajudam a identificar a vocação das regiões, para que possamos levar como resultado, políticas públicas que tragam ainda mais benefício para a comunidade. Essa conexão entre REUNI e Poder Executivo só traz benefícios para o desenvolvimento do nosso estado”, complementa o secretário de Estado do Planejamento (SEPLAN), Edgard Usuy.

Vencedores do REUNI 2022 já garantiram vaga para esse ano

Consagrada como a Universidade Mais Empreendedora de Santa Catarina na edição do REUNI Challenge de 2022, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), já confirmou presença em 2023. “Nós temos participado do programa nos últimos dois anos, e nesta edição, estamos com uma expectativa enorme até porque o evento abrangerá ainda mais regiões do nosso país. Estamos nos preparando e, com certeza, levaremos ainda mais gás para o REUNI Challenge 2023”, afirma Christian Engelmann, agente de inovação da UNESC, universidade campeã de 2022 com a equipe Filhos de Hermes.

Inscrições abertas

A inscrições do evento estão abertas, de forma gratuita, e podem ser acessadas através do site www.projetoreuni.com.br. Lembrando que poderão ser inscritas 2 equipes por campus, uma titular e outra como lista de espera. Lages sediará a edição, desta vez em nível nacional, que acontece do dia 13 ao dia 16 de setembro deste ano, em formato presencial.

Por Catarinas Comunicação || Texto Assessoria de Imprensa Orion Parque || Fotos Lais Casa

Leia também

Deixe um comentário

4 × três =