Foram adquiridas oito unidades, através de uma empresa terceirizada que venceu o processo licitatório e entregou os containers prontos para o uso. Os dois primeiros já foram entregues pela empresa e restam ainda seis unidades para chegar. Além do Guarujá, o segundo container será colocado próximo ao ginásio Jones Minosso, no bairro Universitário.
Empresas serão responsáveis pela destinação correta do lixo
O recolhimento e destinação correta dos materiais serão de responsabilidade da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages) e da empresa Eco Centro Sul, que trabalha com materiais eletrônicos descartados. O serviço será feito semanalmente, ou conforme a quantidade de lixo depositada nos containeres.
Segundo a responsável pela coleta na empresa, Ivanir Ramos, as empresas ou moradores ainda podem ligar e solicitar que o lixo eletrônico seja recolhido em suas residências. O número para contato é o (49) 3224-1218 ou pelo whatsapp 98412-6631. “Recolhemos desde pilhas, baterias ou eletrodomésticos descartados, como microondas”, informa Ivanir.
A população precisa ficar atenta aos materiais permitidos no ecoponto, não podendo ser depositado lixo orgânico. Este tipo de resíduo é recolhido pelos caminhões da Serrana Engenharia, empresa terceirizada que leva até o aterro sanitário.
Paralelo aos ecopontos, o trabalho da coleta seletiva continuará sendo feito pela cooperativa, que conta com o apoio da prefeitura, através da Semasa. Os caminhões passam por todos os bairros recolhendo os materiais recicláveis separados pela população, conforme cronograma próprio.
Texto: Aline Tives / Foto: Aline Borba