Lei Paulo Gustavo em Lages

Por Luiz Del Moura

Mercado Público recebe Festival Bar do Tio Ivo em reunião de ícones do rock alternativo de Lages no dia 26 de outubro, e lançamento de documentário

O Festival Bar do Tio Ivo celebra o legado do famoso bar que, na década de 1990, foi um dos principais palcos para bandas de rock alternativo em Lages. As bandas Neófito, Crazy Frogs, Palhas do Coqueiro e Ramones Cover, todas atuantes na cena local na época, se reunirão para reviver a história do bar e do movimento underground que se consolidou na cidade.

Para Andrey Farias, produtor do evento e baterista da Ramones Cover, as expectativas para o festival são as melhores possíveis: “será um grande momento para relembrar e rever o pessoal daquela época, não só nós enquanto bandas, mas também o público que frequentava. Acreditamos que será muito bom”.

Guilherme Letti, da banda Neófito, explica porque o Bar do Tio Ivo foi essencial para a formação do cenário alternativo em Lages, que, na época, carecia de espaços para shows de metal e punk. “O bar era um espaço democrático, onde bandas de todos os gêneros alternativos podiam tocar. Foi o ponto de encontro que permitiu o desenvolvimento do movimento underground, não só em Lages, mas na serra catarinense”, destacou. Ele também mencionou a importância do local para fortalecer laços e formar novas bandas.

Angelo Marreco, da banda Crazy Frogs, ressaltou a atmosfera de camaradagem que permeava o bar. “Era tudo que a gurizada precisava: um lugar para tocar, onde um ajudava o outro. O Tio Ivo era quase um irmão mais velho, sempre orientando e cuidando da gente. Foi fundamental para que o movimento acontecesse”, comentou.

As expectativas para o festival são altas. O evento promete ser uma grande comemoração que vai atrair tanto o público nostálgico, que viveu a cena alternativa daquela época, quanto as novas gerações interessadas na história do movimento underground local. Além disso, o reencontro entre antigos músicos que dividiram o palco no passado junto com o festival surge como uma oportunidade de reviver e homenagear o legado do Bar do Tio Ivo, com uma grande participação do público esperado.

Documentário para iniciar a festa

Antes dos shows das bandas no palco do Mercado Público, por volta das 14h30 do sábado (26), os organizadores exibirão o documentário “Bar do Tio Ivo, Histórias de um bar de rock”.

O filme apresenta um panorama do rock nos anos de 1990 e 2000, com foco no antigo Bar do Tio Ivo, na cidade de Lages/SC. O documentário pretende trazer à tona as memórias de músicos que se apresentaram no bar, que foi um dos primeiros em Lages a dar espaço para um público interessado em tocar rock. O bar não existe mais, porém, está presente nas memórias de músicos e antigos frequentadores, evidenciando assim a presença de uma cena musical jovem à época.

Considera-se relevante discutir e abrir espaço para os diferentes movimentos musicais. Nas duas décadas destacadas para este projeto Lages teve uma expressão importante no cenário musical catarinense com a criação de muitas bandas de rock.

O projeto faz parte do programa de apoio à cultura da Fundação Cultural de Lages, com apoio da Prefeitura, Ministério da Cultura e Governo Federal pela Lei Paulo Gustavo.

Acompanhe as novidades do evento pelo Instagram @bardotioivo.

O Festival Bar do Tio Ivo faz parte do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Lages, além de Andrey Farias o festival conta com a organização de Suzane Faita, Marcelo Cislaghi e com o apoio da Prefeitura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Texto: Artur Miranda

Fotos: acervo documentário Bar do Tio Ivo

Leia também

Deixe um comentário

10 − 3 =