Artista conecta materiais locais e temas regionais em uma série inédita de obras
O projeto reflete sobre a condição de ser artista no interior e suas implicações no processo criativo, enquanto destaca os elementos materiais e gestuais próprios do cotidiano do artista. Fotografias, esculturas e obras em papelão fazem parte das composições, capturando a essência de um trabalho ancorado na repetição, na montagem e na tensão entre objetos banais e interpretações contemporâneas.
“União” visa compor um repertório de obras para exibições futuras, fortalecendo memórias artísticas do interior brasileiro e oferecendo um olhar crítico e universal sobre questões como identidade e pertencimento. As obras que integram a mostra alternam entre pintura, fotografia e instalações, todas marcadas pela expressividade dos materiais de uso cotidiano.
A exposição ocorre no domingo (24), a partir das 15 horas no Centro Cultural Antigo Seminário de Lages, na Avenida Papa João XXIII, bairro Petrópolis.
Sobre o Artista
Lucas Speranza (Cenora), é um artista visual de Lages, cujo trabalho dialoga com sua vivência regional e desafios locais. O artista já realizou as exposições “Só pelo Pinhãozinho” e “Labirinto” pelo coletivo adormecido A Catequese, e “O Tempo voa e quem não voa com ele se atrasa” na capela do antigo seminário, que expressam temas de memória e temporalidade no contexto interiorano. Em “União”, Cenora segue questionando e expandindo o papel da arte como ferramenta de crítica e representação.
Serviço:
O que? Ateliê Aberto: “União“ de Lucas Speranza (Cenora);
Quando? 24 de novembro, a partir das 15h;
Local: Centro Cultural Antigo Seminário de Lages, Avenida Papa João XXIII, Petrópolis, Lages – SC;
Entrada: Gratuita;
Classificação: Livre.
Este projeto conta com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Lages, com o apoio da Prefeitura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Fonte e texto: Artur Miranda (assessoria Lucas Speranza)
Fotos: Lucas Speranza