Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

Por Luiz Del Moura

Ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir da próxima segunda-feira em Lages

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) emitiu um comunicado na tarde de quinta-feira (25 de abril), anunciando a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a gripe. A partir da próxima segunda-feira (29), crianças com idades entre seis meses e 12 anos poderão ser vacinadas. Crianças que recebem a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

A vacina contra a gripe disponibilizada pelo sistema de saúde pública é a trivalente, protegendo contra os principais vírus Influenza em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e vírus Influenza B.

Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é altamente contagiosa. Importante ressaltar que a vacina não causa a gripe e pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacinação contra a Influenza é fundamental para prevenir complicações da doença, reduzir sintomas em grupos prioritários e aliviar a carga sobre os serviços de saúde. A estratégia de vacinação contra a Influenza foi integrada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o objetivo de reduzir hospitalizações, complicações e mortes na população-alvo.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, neste ano de 2024 houve um aumento precoce na circulação de vírus respiratórios em Santa Catarina, incluindo o vírus Influenza. Os dados atuais indicam uma tendência de aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com mais de 10% destes casos atribuídos à Influenza. Um relatório enviado ao Ministério da Saúde (MS) mostra que 40% dos casos de SRAG por Influenza afetam crianças entre seis meses e 12 anos, enquanto outros 40% ocorrem em idosos com mais de 60 anos.

Pontos de vacinação disponíveis:

  • Tito Bianchini: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h
  • Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HTR): Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm): Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça) – Programa Cresça: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carro da Vacina: Segunda a sexta-feira. Das 9h às 12h e das 13h às 16h. Localização conforme cronograma.

Texto: Thiago Junkes

Foto: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

5 × 3 =