Marlete Palhano expõe no Casarão Juca Antunes e Mercado Público

Por Luiz Del Moura

Mostras apresentam seus trabalhos autorais e exposição coletiva de seus alunos

Marlete Palhano é arte-educadora, mestre em educação, desenhista, escritora, fotógrafa e artista plástica. Ministra em seu atelier de arte desde 2003, cursos de pintura em desenho artístico e pintura em tela para crianças a partir de 6 anos de idade, e para jovens e adultos.
A exposição coletiva de arte dos alunos artistas do Atelier Marlete Palhano, reúne uma seleção incrível de mais de 160 obras, entre desenhos, com uso de lápis 6B, lápis aquarela, aquarela sem papel e pinturas em tela. A mostra acontece no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini até o dia 31 de outubro.
As técnicas de observação, sombreamento, composição, estudo de cores entre outros são contextualizadas no desenho artístico e pintura em tela durante o ano letivo. No atelier também os temas de seus trabalhos são variados, desde paisagens, retratos, abstratos, personagens variados entre animes e manhãs, por exemplo.
“Cada aluno tem sua própria perspectiva e estilo, refletindo suas experiências pessoais e a maneira como enxergam o mundo na arte. Esta exposição celebra a criatividade e a expressão artística dos nossos jovens talentos, proporcionando suas habilidades e a diversidade artística na arte”, diz Marlete.

A flora e fauna da Serra no Casarão Juca Antunes em exposição individual de Marlete Palhano
Também até o dia 31 de outubro, a artista expõe suas obras no Casarão Juca Antunes, no centro de Lages. Nesta exposição individual, 15 obras com dimensões variadas pintadas em acrílico sem tela, constituídas por elementos característicos da arte serrana: pinheiros, gralhas, pinhões, geada, leão baio, galpões, Serra do Rio do Rastro, pontos turísticos da região, taipas, porteiras, paisagem Coxilha Rica (ferroduto), entre outros.
“A arte serrana desempenha um papel vital na tradição e preservação da identidade cultural de um povo. Ela não apenas reflete a história e as tradições locais, mas também serve como um meio de expressão e resistência das mudanças sociais e ambientais. Esta exposição visa estimular a percepção do processo criativo e reflexivo por meio da arte enquanto tradição e preservação do povo serrano. A beleza em meio a imponência da paisagem serrana e sua majestade a araucária, símbolo da região sul. As vivências lúdicas e estéticas das obras contribuem e ampliam a aprendizagem, a partir do diálogo, da experimentação, da preservação, do respeito mútuo e da valorização da arte como produção cultural”, acredita a artista.
Para mais informações sobre as obras de Marlete Palhano e seu atelier, basta entrar em contato pelo telefone (49) 9972-5599.

As exposições têm montagens de Celso Cruz e Karen Gazarini do departamento de patrimônio da Fundação Cultural de Lages.

Serviço:

O quê? Exposições de Marlete Palhano e seus alunos;
Onde? Exposição dos alunos no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, e exposição individual de Marlete Palhano no Casarão Juca Antunes até o dia 31/10;
Mais informações? (49) 9972-5599, Atelier Marlete Palhano.

Texto: Fabrício Furtado
Fotos: Celso Cruz e Karen Gazarini.

Leia também

Deixe um comentário

17 + six =