Mercado Público “se veste de rosa” na abertura do Outubro Rosa em Lages

Por Luiz Del Moura

Alterações suspeitas de câncer de mama devem ser sempre investigadas por um profissional para esclarecimento de diagnóstico. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço persistente por mais de um ciclo menstrual deve ser investigado. No caso das mulheres com mais de 50 anos, todo caroço na mama deve ser examinado

Mulheres e homens se unem em várias regiões de todo o mundo para se entrelaçar em razão da prevenção e combate ao câncer de mama em mais uma edição do Outubro Rosa, uma campanha de disseminação de informações em volta do câncer de mama e, no Brasil, fortalecimento das recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, como preconiza o Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum, depois do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Também é o que causa mais mortes entre as mulheres.

Segundo instruções atuais do Ministério da Saúde, toda mulher entre 50 e 69 anos deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o exame de mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Alterações suspeitas de câncer de mama devem ser sempre investigadas por um profissional para esclarecimento de diagnóstico. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço persistente por mais de um ciclo menstrual deve ser investigado por um profissional. No caso das mulheres com mais de 50 anos, todo caroço na mama deve ser investigado. O câncer de mama também pode atingir homens, situação que representa 1% dos casos.

O período Outubro Rosa é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Geralmente, pontos turísticos e cartões postais planeta afora são iluminados na cor rosa e/ou ornamentados com laço rosa, símbolo do movimento, para atrair a atenção das populações.

E, obviamente, Lages abraçou a causa e desenvolverá, a partir deste dia 2 de outubro, segunda-feira, data da noite da cerimônia da abertura oficial, uma programação recheada de atrações no mês inteiro, por iniciativas da Secretaria Municipal da Saúde e Mercado Público Municipal, com a parceria de instituições, com eventos no desígnio de exaltar e enobrecer o bem-estar e entretenimento às mulheres, a serem executados ao longo do mês especialmente para “elas”.

No município, as mulheres são atendidas pelo Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), serviço atrelado à Secretaria Municipal da Saúde, viabilizadora de consultas médicas nas especialidades de ginecologia e obstetrícia e mastologia, consultas de enfermagem e exames, como clínico de mamas, mamografia e preventivo ao câncer do colo do útero.

A noite desta segunda-feira (2 de outubro), no Mercado Público Municipal, foi abrilhantada com uma recepção acolhedora às mulheres para aconchegar as participantes. As 100 primeiras mulheres que chegaram ao ambiente receberam flores.

Nas mesas da Praça de Alimentação, decoração especial, espaços enfeitados com bailarinas e suas saias de tule, e rosas no palco de apresentações artístico-culturais. O show de Juanita (voz e violão) e a exibição de grupo do Projeto Dançar Passarela, na Praça de Alimentação, animaram a plateia de espectadores. Outros mimos foram entregues às mulheres, como cartões com orientações sobre autoexame com balinhas e lacinhos rosas.

Na ocasião foram explanados a relevância do Outubro Rosa e o Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, serviço da Polícia Militar (PM). Entre as autoridades presentes na solenidade de abertura estavam a secretária municipal de Políticas para a Mulher, Marli Nacif, e a executiva do Mercado Público, Luciana Capistrano.

Mais vida para as pessoas, mais vida a quem dá à luz a vida. “A Secretaria está junto a toda e qualquer ideia que proteja e valorize a saúde física e mental da mulher, seus direitos, seus projetos. Será um mês de reflexão e de impulso a medidas de defesa da mulher. Precisamos dessa atenção o ano inteiro, não somente no décimo mês do ano. Estejamos unidos, determinados, aglutinados”, avalia a secretária de Políticas para a Mulher, Marli Nacif.

Festividades pela saúde feminina no Mercado Público

Seis datas dedicadas às mulheres no Mercado Público Municipal, com atividades e orientações voltadas à prevenção ao câncer de mama, Roda de Conversa sobre prevenção ao câncer de mama, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Dia da Beleza para agricultoras, cuidados estéticos, bingo, música, dança do ventre e Pedal da Prevenção.

Leia também

Deixe um comentário

dezenove − um =