A capacitação visa ampliar a segurança e qualificar ainda mais o atendimento no transporte de pacientes
A Secretaria da Saúde realizou nesta quarta-feira (23 de julho), um curso de capacitação voltado aos motoristas que atuam em diversas frentes da rede municipal da saúde. A formação, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com o objetivo de ampliar a segurança e qualificar ainda mais o atendimento no transporte de pacientes, ocorreu no auditório da própria secretaria.
O curso ministrado pelo coordenador do Samu, Waldemir Ricardo da Silva, e pelo socorrista William Lima de Liz, abrange conhecimentos teóricos e práticos sobre primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar, imobilização de vítimas e suporte básico de vida, com foco em capacitar os motoristas que realizam Transferência Fora de Domicílio (TFD) e atendem ocorrências dentro do município.
De acordo com o coordenador do Samu, a capacitação auxiliará os motoristas a transportar os pacientes com mais segurança, assim como prestar os primeiros socorros em situações de emergência. “Nosso propósito é que esses condutores saibam como agir em uma urgência, até onde podem intervir e como garantir a segurança da vítima até a chegada a uma unidade de saúde”, afirma Waldemir.
O treinamento proporcionou ampliação dos conhecimentos para os profissionais, como relata Paulo Maia Branco, que trabalha há 15 anos com transporte de pacientes. “Essa profissão faz parte de quem eu sou e saber como agir em uma situação de emergência faz com que eu desempenhe minha função com excelência”, ressalta.
A ação é resultado de uma articulação da coordenação de transporte da Secretaria da Saúde com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que visa proporcionar mais segurança aos pacientes que se deslocam diariamente, por meio do transporte municipal.
Texto e fotos: Silvana Mateus